Início
Patriarcado de Lisboa promove ‘A Missa Explicada’, um curso online
06 de Dezembro de 2018
Patriarcado de Lisboa promove ‘A Missa Explicada’, um curso online
‘Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ámen’. É desta forma que começa cada Eucaristia, um momento celebrativo carregado de gestos, atitudes e orações, nem sempre compreendidos, que o Patriarcado de Lisboa quer ajudar a explicar no curso online ‘A Missa Explicada’. Uma formação online gratuita e aberta, iniciada esta semana, que nos primeiros dois dias está a contar com a participação de cerca de 900 pessoas.
Teve início no passado dia 3 de dezembro, mas qualquer um pode iniciar hoje mesmo o curso online ‘A Missa Explicada’, uma formação do Instituto Diocesano da Formação Cristã (IDFC), do Patriarcado de Lisboa, que quer ajudar a uma melhor compreensão da Missa. “Esta é uma formação aberta, que cada pessoa pode fazer quando quiser, ao seu ritmo, mas é um curso muito específico, muito pequeno – não temos pretensões de falar sobre tudo o que há na Missa, mas ajudar os fiéis, sobretudo os do Patriarcado de Lisboa, a perceber e a viver de modo mais consciente, pleno, digno, solene, e da melhor maneira possível, a celebração da Eucaristia”, explica ao Jornal VOZ DA VERDADE Paulo Paiva, coordenador dos cursos online do Centro de Formação a Distância do IDFC. Este responsável sublinha mesmo que, “até final de janeiro”, é possível aceder ao site www.idfc.patriarcado-lisboa.pt/moodle e iniciar esta formação. “No final de dezembro, ou início de janeiro, por exemplo, se alguém quiser iniciar o curso online ‘A Missa Explicada’ poderá fazê-lo. Vamos deixar o curso aberto até mesmo à última semana de janeiro, porque é uma formação que não tem avaliação, não tem tutoria, pelo que não há a preocupação pedagógica de criarmos mecanismos de controlo e aferição dos conhecimentos. Por isso, deixamos o curso aberto e as pessoas podem-se inscrever. A maneira como as pessoas vão usufruir do curso é aberta, mas, pela nossa experiência, o método semanal é o que funciona melhor e é o mais exequível”, aconselha Paulo.

Passos semanais
‘A Missa Explicada’ teve início por estes dias e termina no final do próximo mês de janeiro. Semana a semana, com exceção do tempo de Natal e Ano Novo, é aberto um dos seis passos (ver caixa) que compõem a formação. “A cada semana, abrimos um passo novo, para criar um ritmo e um acompanhamento. ‘A Missa Explicada’ é um curso onde são explicados diversos momentos, gestos, atitudes e orações que passam despercebidas nas celebrações e que as pessoas não conhecem. São dadas a conhecer coisas que, a quem está do lado de cá e não tem formação nestas áreas, nem sempre se apercebe. A ideia deste curso é as pessoas perceberem a riqueza que é a celebração da Missa, o alcance que ela tem nas várias orações, porque é, de facto, uma celebração muito completa”, salienta este leigo.
Esta é uma formação que tem como pano de fundo o tema do ano pastoral no Patriarcado de Lisboa, ‘Viver a liturgia como lugar de encontro’. “Tendo em conta que nós, no Centro de Formação a Distância, não tínhamos nada específico, com apoio online, sobre liturgia, surgiu a ideia deste curso aberto, seguindo a inspiração do que vão sendo os nossos cursos online”, explica Paulo Paiva, destacando a colaboração do Departamento de Liturgia da diocese. “Ao pensarmos nos conteúdos, seguimos a lógica da celebração. Neste aspeto, foi importante o apoio do Departamento de Liturgia do Patriarcado, que nos ajudou a preparar o esboço inicial, o esqueleto, desta formação, e a supervisionar os conteúdos. Porque a própria celebração, e a sua estrutura, é o esqueleto principal do curso”, frisa.


  • Leia a reportagem completa na edição do dia 9 de dezembro do Jornal VOZ DA VERDADE, disponível nas paróquias ou em sua casa.



Informações
Para além do Departamento de Liturgia do Patriarcado de Lisboa, o curso conta também com o apoio do Departamento de Comunicação do Patriarcado, do Jornal VOZ DA VERDADE e da Fundação Amélia de Mello. Ao nível dos conteúdos, destaca-se o suporte da Paulus Editora e da RTP (Arquivo).


ORGANOGRAMA DA CÚRIA
© 2020 - Patriarcado de Lisboa. Todos os direitos reservados.