Icon Lupa Icon Menu
Início
icon seta icon seta icon seta icon
Nomeações para o Ano Pastoral 2022-2023
Imagem do artigo
Nomeações

Nomeações para o Ano Pastoral 2022-2023

Consulte aqui o decreto:


DOM MANUEL III, CARDEAL-PRESBÍTERO DA SANTA IGREJA ROMANA, DO TÍTULO DE SANTO ANTÓNIO DOS PORTUGUESES NO CAMPO DE MARTE, POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA, PATRIARCA DE LISBOA.



Aos que este Decreto virem, saúde e bênção



NOMEAÇÕES PARA O ANO PASTORAL 2022-2023


O Patriarcado de Lisboa integra uma população numerosa, incluindo os crentes católicos, ligados a paróquias e outras realidades eclesiais. É para o seu serviço que se fazem estas nomeações pastorais, contando com a colaboração do clero secular e regular presente na Diocese e com o horizonte cada vez mais próximo da Jornada Mundial da Juventude (Agosto de 2023), acontecimento que merece a oração e a colaboração de todos nós.

Assim, para que os fiéis cresçam na santidade pela celebração dos sacramentos e vivam o mistério pascal (cf. cân. 387), HAVEMOS POR BEM NOMEAR:



| PÁROCOS |


* P. Eduardo Alfredo Abril López, Pároco do Senhor Jesus e São Pedro do Carvalhal e de São João Baptista de Pero Moniz, dispensado dos anteriores ofícios.

* P. Faustino Tchitetele, MS, Pároco de Nossa Senhora da Encarnação e São Domingos, observado o estabelecido no cân. 682 §1, sendo dispensado do anterior ofício.

* P. João Bernardo Rebelo de Sousa e Silva, Pároco de Nossa Senhora dos Prazeres da Aldeia Galega da Merceana, de Santa Maria Madalena da Aldeia Gavinha e de São Miguel de Palhacana, sendo dispensado do anterior ofício.

* P. José Luís Gonçalves da Costa, Pároco de Nossa Senhora das Dores de Laveiras-Caxias, acumulando com os anteriores ofícios.

* P. Mário Jorge do Rego Barbosa, OFM, Pároco de Nossa Senhora de Fátima do Bairro do Padre Cruz, na cidade de Lisboa, observado o estabelecido no cân. 682 §1.

* P. Mário Rui Serralheiro Marçal, OP, Pároco de São Domingos de Benfica, cidade de Lisboa, observado o estabelecido no cân. 682 §1.

* P. Paulo Jorge Moreira Coelho, SCJ, Pároco do Coração Imaculado de Maria de Alfragide, observado o estabelecido no cân. 682 §1.

* P. Ricardo Miguel Sousa Franco, Pároco do Espírito Santo do Moledo e de São Lourenço de São Bartolomeu dos Galegos, acumulando com os anteriores ofícios.

* P. Salvatore Forte, Pároco de Nossa Senhora da Vitória de Famalicão e de Nossa Senhora das Areias da Pederneira, acumulando com o ofício de Pároco do Bárrio.

* P. Sérgio Miguel Mota Pinheiro, OFM, Pároco de São Lourenço de Carnide, na cidade de Lisboa, observado o estabelecido no cân. 682 §1.

* P. Tiago Ferreira Roque, Pároco do Santíssimo Sacramento de Alcobaça e de Nossa Senhora da Ajuda da Vestiaria, sendo dispensado dos anteriores ofícios.



| VIGÁRIOS PAROQUIAIS |

* P. Afonso de Jesus Rosa Sousa, Vigário Paroquial de Nossa Senhora dos Navegantes do Parque das Nações, na cidade de Lisboa.

* P. Ángel David Azcurra Rodriguez, Vigário Paroquial de São Gregório Magno do Bárrio, de Nossa Senhora da Vitória de Famalicão e de Nossa Senhora das Areias da Pederneira.

* P. David Emanuel Francisco Palatino, Vigário Paroquial de Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Lisboa.

* P. Diogo Alexandre Martins Tomás, Vigário Paroquial de Nossa Senhora da Anunciação da Lourinhã, de Santa Bárbara da Marquiteira, de Nossa Senhora da Saúde e São Sebastião da Marteleira, do Espírito Santo do Moledo e de São Lourenço de São Bartolomeu dos Galegos.

* P. Fábio José Santos Alexandre, Vigário Paroquial de Nossa Senhora da Graça da Abrigada, de Santo Estêvão de Alenquer, de Nossa Senhora da Assunção de Alenquer e do Divino Espírito Santo de Ota.

* P. Gabriel Fernando Firmino, MS, Vigário Paroquial de São Leonardo da Atouguia da Baleia e de São Sebastião da Serra d’El-Rei, observado o estabelecido no cân. 682 §1.

* P. Hélio Catomba Caheca João, MS, Vigário Paroquial de Nossa Senhora da Encarnação e São Domingos, observado o estabelecido no cân. 682 §1.

* P. João Bernardo Rebelo de Sousa e Silva, Vigário Paroquial de Santa Ana da Carnota, de Nossa Senhora da Encarnação de Olhalvo, de São Miguel de Palhacana, de Nossa Senhora das Virtudes da Ventosa e de Nossa Senhora dos Anjos de Vila Verde dos Francos.

* P. Junito Miguel Batista, OP, Vigário Paroquial de São Domingos de Benfica, na cidade de Lisboa, observado o estabelecido no cân. 682 §1.

* P. Lourenço Maria Teixeira da Silva Durão Lino, Vigário Paroquial de Cristo Rei de Algés e do Senhor dos Aflitos da Cruz Quebrada-Dafundo.

* P. Miguel Quissola, SMM, Vigário Paroquial de Santo Adrião da Póvoa de Santo Adrião, observado o estabelecido no cân. 682 §1.

* P. Paul Binoy James Panachithara, Vigário Paroquial de São Pedro em Alcântara, na cidade de Lisboa, deixando os anteriores ofícios.

* P. Pedro de Jesus Rosa Sousa, Vigário Paroquial de Nossa Senhora da Purificação de Bucelas, de São Saturnino de Fanhões, de Santa Maria de Loures, de Santo Antão do Tojal e de São Julião do Tojal.

* P. Saferinus Njo, SMM, Vigário Paroquial de Santo Adrião da Póvoa de Santo Adrião, observado o estabelecido no cân. 682 §1.



| CÚRIA PATRIARCAL |

* Dr.ª Maria de Fátima Nunes, Diretora do Setor da Pastoral Escolar - Secretariado Diocesano do Ensino Religioso (SDER).



| REITORIAS |

* P. Alexandre Francisco Ferreira dos Santos, SCJ, Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Rocha, observado o estabelecido no cân. 682 §1.

* Cón. Jorge Manuel Tomaz Dias, Reitor da Igreja de São Vicente de Fora, na cidade de Lisboa, acumulando com os anteriores ofícios.



| CAPELANIAS |

* P. Tiago Ferreira Roque, Capelão do Hospital Bernardino Lopes de Oliveira, Alcobaça.



| DIÁCONOS PERMANENTES |

* Diác. Armando Figueiredo Marques, Paróquia de Nossa Senhora da Purificação de Montelavar, mantendo a colaboração na Paróquia da Terrugem.

* Diác. Carlos Alberto Baptista, Paróquia de Nossa Senhora de Fátima da Parede e colaborador do Assistente Religioso e Espiritual do Estabelecimento Prisional de Tires.

* Diác. João Carlos Morais Correia, Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes do Parque das Nações, mantendo-se colaborador na Paróquia de Moscavide.

* Diác. Joaquim Gonçalves Craveiro, Paróquia de Nossa Senhora de Belém de Rio de Mouro, sendo dispensado dos anteriores ofícios.

* Diác. José Alberto Carvalho da Silva, Paróquia de São Mamede de São Mamede da Ventosa e de Santa Maria Madalena do Turcifal, sendo dispensado dos anteriores ofícios.

* Diác. José Paulo da Silva Tomé Romero, Paróquia de Santa Catarina e de Nossa Senhora das Mercês do Carvalhal Benfeito, sendo dispensado dos anteriores ofícios.

* Diác. Manuel Lopes Marques, Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Moita dos Ferreiros e de São Lourenço dos Francos, sendo dispensado dos anteriores ofícios.

* Diác. Samuel Peres de Noronha Sanches, Paróquia de São Vicente de Alcabideche¸ sendo dispensado do anterior ofício.



Dispensamos de ofícios:

* O P. Aníbal Azevedo Pinto, de Pároco da Paróquia do Senhor Jesus e São Pedro do Carvalhal e de São João Baptista de Pero Moniz.

* O P. António Tomás Correia, SCJ, de Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Rocha.

* O P. Gonçalo José Gomes Figueiredo, OFM, de Pároco da Paróquia de Carnide e do Bairro do Padre Cruz, e de Vigário Paroquial da Pontinha.

* O P. José Luís dos Santos Guerreiro, de Pároco do Moledo e de São Bartolomeu dos Galegos.

* O P. Frei José Manuel Correia Fernandes, OP, de Pároco de São Domingos de Benfica.

* O P. Miguel Maria de Sousa Rêgo de Cabedo e Vasconcelos, de Vigário Paroquial de Algés e da Cruz Quebrada-Dafundo.

* O P. Paulo Jorge Marques da Costa Malícia, de Diretor do Setor da Pastoral Escolar – Secretariado Diocesano do Ensino Religioso.

* O P. Ricardo Manuel Alves Cristóvão, de Pároco de Alcobaça e da Vestiaria e de Capelão do Hospital Bernardino Lopes de Oliveira.

* O Diác. Alfredo Manuel Lourenço Bento, de colaborador nas Paróquias de Vila Verde dos Francos, de Olhalvo, da Ventosa, de Palhacana, de Aldeia Galega da Merceana e de Aldeia Gavinha.

* O Diác. Amândio do Carmo Vicente Alexandre, de colaborador das Paróquias de Massamá e Queluz, mantendo-se colaborador da Paróquia de Monte Abraão.

* O Diác. António José Silva de Jesus Fonseca, de colaborador das Paróquias de Arranhó, Santa Ana da Carnota e Sobral de Monte Agraço, mantendo-se colaborador das Paróquias de Arruda dos Vinhos e Cardosas.

* O Diác. António Nelson Dias Antunes, de colaborador da Paróquia de São João de Deus.

* O Diác. António Rui Pinto Romano, de colaborador da Paróquia de Arroios.

* O Diác. Domingos Cabral Landim, de colaborador da Paróquia de Matacães, mantendo-se colaborador das Paróquias de Monte Redondo, Ramalhal e Maxial.

* O Diác. João Baltazar Silva Carmona, de colaborador da Paróquia de São João de Deus.

* O Diác. Joaquim Gonçalves Craveiro, de colaborador das Paróquias de Sintra.

* O Diác. José Bernardo da Silva Lucas, de colaborador das Paróquias de Alcainça, Venda do Pinheiro, Milharado, Malveira, Mafra, Igreja Nova, Gradil, Cheleiros e de Vila Franca do Rosário, mantendo-se colaborador das Paróquias de Enxara do Bispo e de Azueira.

* O Diác. Luís Alberto Póvoa Escola, de colaborador das Paróquias de Santo Isidoro e do Sobral da Abelheira, mantendo-se colaborador da Paróquia da Encarnação (Mafra).

* O Diác. Manuel Ferreira Baltar, de colaborador das Paróquias do Carregado e de Cadafais.

* O Diác. Manuel Mendes de Sousa Adaixo, de colaborador das Paróquias de Monte Abraão e de Queluz, mantendo-se colaborador da Paróquia de Massamá.

* O Diác. Mário do Nascimento Alcântara de Mateus, de colaborador das Paróquias de Alcainça, Venda do Pinheiro, Milharado, Malveira, Mafra, Igreja Nova, Gradil, Enxara do Bispo, Cheleiros, Azueira e de Vila Franca do Rosário.



Lisboa, na Cúria Patriarcal, aos 16 de Julho de 2022.



† MANUEL, Cardeal-Patriarca


L+S



Cón. Jorge Manuel Tomaz Dias
Chanceler



© 2022 - Patriarcado de Lisboa. Todos os direitos reservados.
Patriarcado Simbolo