Início
Coro da Catedral de Lisboa homenageia o cónego Luís Manuel
13 de Janeiro de 2022
Homenagem
Coro da Catedral de Lisboa homenageia o cónego Luís Manuel

Instrumentais inéditos de quatro autores diferentes vão ser interpretados na homenagem do Coro da Catedral de Lisboa ao cónego Luís Manuel, antigo pároco da Sé de Lisboa falecido em junho de 2020. A iniciativa está marcada para a tarde de dia 23 de janeiro, Domingo, na Sé Patriarcal, às 16h30.

“Para que esta homenagem pudesse ser verdadeiramente um louvor com mais arte e alma, solicitámos aos Padres Bruno Ferreira e José Joaquim Ribeiro (Porto), Diamantino Faustino (Lisboa) e António Cartageno (Beja) que escrevessem propositadamente instrumentais para esta ocasião”, revela um comunicado do Coro da Catedral de Lisboa. Após o falecimento do cónego Luís Manuel, a 12 de junho de 2020, a homenagem esteve agendada por “diversas vezes”, segundo a nota, tendo sido adiada “atendendo à situação de saúde pública, aos renovados estados de emergência e a outros acontecimentos da vida eclesial que se foram sobrepondo”. “Só agora se tornou possível a sua concretização, ‘colada’, se assim podemos dizer, à Solenidade de São Vicente, que, como sabemos, é o Padroeiro Principal do Patriarcado de Lisboa. Tendo sido instituído cónego a 22 de janeiro de 2004 – embora a sua nomeação para o cargo tivesse ocorrido a 8 dezembro do ano anterior – encontrámos nesta data, também, um significado especial para a realização desta homenagem”, observa o texto.
A homenagem ao sacerdote, que era também diretor do Departamento de Liturgia da diocese, tem como título ‘Sinfonia da Fé’. “Nela pretendemos recordar algo da sua partilha do dom da fé e do sacerdócio, com uma vida dedicada ao ensino da liturgia, procurando ajudar o povo de Deus a melhor louvar o Senhor. Esta partilha, mais do que exaustiva, pretende ser significativa da ação do Pe. Luís Manuel enquanto celebrante apaixonado da comunhão, verdade, beleza e amor da Liturgia sacramental da Igreja peregrina”, frisa o comunicado Coro da Catedral de Lisboa, sublinhando ainda que “o Mistério Pascal será o fio condutor desta homenagem”. “Através da música, da sua contextualização e testemunhos, pretendemos revelar algum aspeto menos conhecido ou complementar da vida sacerdotal do Pe. Luís Manuel”, revela a nota.





Patriarcado transmite homenagem
A homenagem ao cónego Luís Manuel, na Sé de Lisboa, vai ter transmissão em direto pelo site (www.patriarcado-lisboa.pt) e redes sociais (Facebook e YouTube) do Patriarcado de Lisboa.



ORGANOGRAMA DA CÚRIA
© 2022 - Patriarcado de Lisboa. Todos os direitos reservados.