Início
Novas datas da caminhada sinodal no Patriarcado
25 de Novembro de 2021
Sínodo dos Bispos
Novas datas da caminhada sinodal no Patriarcado

O secretariado diocesano de Lisboa do Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade anunciou o dia 14 de maio de 2022 como a data para a Assembleia Diocesana Pré-Sinodal. Esta decisão surge na sequência do adiamento até agosto, por parte do Vaticano, da fase diocesana do processo sinodal.

Numa comunicação enviada esta semana aos coordenadores locais, o coordenador diocesano do Sínodo dos Bispos, cónego Rui Pedro Carvalho, revela que os encontros locais nas paróquias e outras realidades eclesiais vão ter lugar entre este mês de novembro de 2021 e março de 2022, decorrendo até dia 31 do terceiro mês do ano a entrega das sínteses ao secretariado diocesano. Até 30 de abril de 2022, tem lugar a leitura e redação da primeira síntese diocesana, por parte do secretariado diocesano, e a 14 de maio, sábado, vai ter então lugar a Assembleia Diocesana Pré-Sinodal. Recorde-se que a entrega da síntese diocesana à Conferência Episcopal Portuguesa acontece até ao dia 31 de maio.
No email aos coordenadores locais, o secretariado diocesano do Sínodo apela ainda à partilha de informações sobre as boas práticas da caminhada sinodal. “Pedimos que, através do email [sinodo@patriarcado-lisboa.pt], nos façam chegar notícias de como está a correr o vosso trabalho sinodal e das boas práticas que vão acontecendo, de modo a podermos partilhar com todos e divulgar através dos órgãos de comunicação do Patriarcado”, convida a organização. 


Formação extra
Entretanto, o secretariado diocesano de Lisboa do Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade anunciou a realização de uma formação online extra. O encontro, dirigido de forma particular aos coordenadores locais, mas aberto a todos os interessados, vai decorrer na noite de 2 de dezembro, quinta-feira, das 21h15 às 23h00. “Uma vez que ainda há alguns coordenadores locais a serem escolhidos pelas suas comunidades, vamos realizar mais uma ação de formação destinada a estes e todos os que quiserem participar”, justifica, ao Jornal VOZ DA VERDADE, o coordenador diocesano da caminhada sinodal, cónego Rui Pedro Carvalho. Recorde-se que entre os dias 2 e 14 de novembro decorreram, por toda a diocese, sete os encontros de formação, tendo sido cinco presenciais e dois online, que reuniram mais de 300 pessoas.


Jornal Voz da Verdade


ORGANOGRAMA DA CÚRIA
© 2020 - Patriarcado de Lisboa. Todos os direitos reservados.