Início
Formação online “veio para ficar”
10 de Setembro de 2021
IDFC - Novo ano pastoral
Formação online “veio para ficar”

O Instituto Diocesano da Formação Cristã do Patriarcado de Lisboa (IDFC-PL) revela que o número de inscritos para a formação online “duplicou”, em relação aos números pré-pandemia. Na proposta formativa para o ano pastoral que agora começa e que tem como “foco” a preparação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), este instituto apresenta novos cursos ligados à pastoral juvenil. 


“A pandemia, apesar de todas as suas coisas más, também produziu coisas boas. A Igreja multiplicou-se em propostas online – foram novas formas de estarmos próximos uns dos outros, novas formas de rezarmos e celebrarmos em conjunto, novas formas de aprendermos e refletirmos em conjunto”, começa por destacar o coordenador dos cursos online do Centro de Formação a Distância do IDFC-PL. Paulo Paiva fala da “grande procura”, nos últimos meses, pelos cursos livres e gratuitos e o aumento de inscrições nas “formações sobre a Catequese e sobre a Bíblia”. “No total, o número de inscritos na nossa plataforma ‘Moodle’ aumentou o dobro, de cerca de 1600, em tempo de pré-pandemia, para mais de 3200 utilizadores atualmente”, revela. Para muitos dos alunos, sobretudo os mais velhos, a pandemia também ‘forçou’ positivamente uma aproximação aos equipamentos informáticos e à navegação na internet. “As pessoas já estão mais familiarizadas com a internet, com os interfaces e, além disso, têm menos receio em experimentar. E quando não sabem, há alguém mais próximo, um parente ou uma pessoa amiga, que as ajuda”, acrescenta.
Seguindo o tema diocesano para este ano pastoral e que mobiliza para a preparação da JMJ Lisboa 2023 – “Maria levantou-se e partiu apressadamente”, o instituto de formação do Patriarcado sublinha que “todos são chamados a estar envolvidos” na dinâmica de preparação deste encontro mundial e pretende “dar o seu contributo” através de formações presenciais ou através da internet destinadas aos adultos. “Neste âmbito, destacamos os novos cursos: ‘Caminhar com os jovens’ e ‘Acompanhar Maria no Novo Testamento’, ambos da Escola de Leigos”, revela Paulo Paiva.


Para os cursos do ‘Centro de Formação a distância’ as inscrições duram até ao próximo dia 15 e 26 de setembro (consoante a formação pretendida) e podem ser feitas online. 

  • Em regime de e-learning e com o limite de inscrição até dia 15 de setembro, “os cursos de MENSAGEM CRISTÃ são a formação inicial para uma aprendizagem acerca dos conteúdos básicos da fé cristã, e consistem em quatro módulos fundamentais: ‘Revelação e fé’, ‘Bíblia e Jesus Cristo’, ‘Igreja e Sacramentos’ e ‘Moral Cristã’. Estas formações estão “baseadas no Catecismo da Igreja Católica e nos documentos mais recentes do Magistério”. De salientar que estes cursos têm precedência, pelo que é necessário começar pelo 1º Módulo, ‘Revelação e Fé’.

  • Especificamente para catequistas e com inscrições até ao dia 15 de setembro, o IDFC-PL apresenta novas edições dos cursos ‘CATEQUÉTICA: A ALEGRIA DE EVANGELIZAR’ e ‘PSICOPEDAGOGIA: A COMUNICAÇÃO DA FÉ’. Estas formações são realizadas em colaboração com o Sector da Catequese do Patriarcado de Lisboa e vão decorrer em modo b-Learning, isto é, com aprendizagem online e presencial.

  • Uma das novidades formativas exclusivamente online é o curso ‘INTRODUÇÃO À VIDA DE ORAÇÃO’, “uma formação dividida em 10 sessões, orientada pelo padre Nélio Pita, sacerdote da Congregação da Missão, psicólogo e mestre em Teologia Espiritual”. Para esta formação, o prazo de inscrições é alargado para o dia 26 de setembro.


O IDFC-PL vai assinalar a abertura do Ano Pastoral 2021-22 com uma Eucaristia que terá, no final, a entrega de diplomas aos finalistas do triénio de ‘Bíblia e Teologia’ da Escola de Leigos, no dia 23 de setembro, às 19h00, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Lisboa.


Consulte aqui todos os cursos do IDFC-PL e faça a sua inscrição online: https://idfc.patriarcado-lisboa.pt



ORGANOGRAMA DA CÚRIA
© 2020 - Patriarcado de Lisboa. Todos os direitos reservados.