Início
“É muito bom ser avó jovem!”
22 de Julho de 2021
JMJ Lisboa 2023
“É muito bom ser avó jovem!”

A ‘jovem’ avó Júlia Costa, de 54 anos, vai participar no “Dia 23” (sexta-feira, às 21h30) e falou antes, ao Jornal VOZ DA VERDADE, sobre a sua presença na JMJ Madrid 2011 e como agora procura colocar o ‘bichinho’ das Jornadas nos seus três netos.

O próximo “Dia 23”, realizado no âmbito da preparação da JMJ Lisboa 2023, vai assinalar o “Dia Mundial dos Avós e dos Idosos”, através de uma “conversa entre gerações”. “Avós ao leme” é o tema desta iniciativa preparada pelo Comité Organizador Diocesano (COD) de Lisboa, em colaboração com a Pastoral Familiar do Patriarcado. O "Dia 23" vai ser transmitido online, em direto, a partir das 21h30 desta sexta-feira, através das redes sociais do Patriarcado de Lisboa e do Serviço da Juventude

Em entrevista à edição deste Domingo, 25 de julho, do Jornal VOZ DA VERDADE, Júlia Costa, da paróquia da Amadora diz acreditar que ser avó no século XXI, “e ser uma avó jovem”, é “desafiante” e tem uma função que é “ser espaço de escuta”. “Os pais vivem sempre muito em corrida e os avós podem prestar este papel: ser um lugar de escuta, de paciência”, frisa esta avó com três netos – o Martim, de 15 anos, Filipe, com 14, e Francisca, de 7 – da sua única filha, Raquel, de 33 anos. “É muito bom ser avó jovem!”, sublinha. 

Júlia faz parte da equipa de coordenação da comunidade juvenil da paróquia da Amadora, é animadora de um grupo de jovens e participou na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Madrid 2011. Agora, sente que tem a missão de lançar o ‘bichinho’ das Jornadas aos netos. “Quando comecei a falar do assunto e a dizer que iria receber jovens aqui em casa, eles ficaram muito espantados. Eu conto-lhes que quando participei na Jornada de Madrid fiquei num pavilhão, mas que é sempre muito melhor quando ficamos em casa de famílias”, conta. 

 

Júlia Costa vai ser um dos participantes no “Dia 23” deste mês de julho, dedicado ao “Dia Mundial dos Avós e dos Idosos”, instituído pelo Papa Francisco e assinalado este Domingo, 25 de julho.


  • Leia a artigo completo na edição do dia 25 de julho do Jornal VOZ DA VERDADE, disponível nas paróquias ou em sua casa.



ORGANOGRAMA DA CÚRIA
© 2020 - Patriarcado de Lisboa. Todos os direitos reservados.