Início
Projeto apresenta acessibilidades nas paróquias de Cascais
06 de Julho de 2021
Vigararia de Cascais
Projeto apresenta acessibilidades nas paróquias de Cascais

Os locais sinalizados também estão presentes na APP Missas em Lisboa e no site do Patriarcado, em pesquisa por Paróquias ou por Missas.

O Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência do Patriarcado de Lisboa divulgou hoje o projeto “Cascais, uma vigararia acessível” que apresenta as igrejas e outros espaços paroquiais com acessibilidades para quem tem mobilidade reduzida. 
A iniciativa foi realizada em pareceria com a Accessible Portugal, Associação Novamente, Associação Salvador e a Câmara Municipal de Cascais. “Foram visitadas 14 igrejas da Vigararia de Cascais, de forma a que, em todas as freguesias, fossem encontrados serviços acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida”, explica um comunicado do Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência. Com a informação recolhida, foi elaborado um mapa dos serviços acessíveis, “facilitando a escolha do local de culto e outros locais onde é possível tratar de assuntos de cartório, frequentar salas de atividades ou aceder às capelas mortuárias”, acrescenta a nota.
O resultado deste trabalho está disponibilizado na APP ‘Missas em Lisboa’, disponível para iOS e Android, e no site do Patriarcado, em pesquisa por Paróquias ou por Missas. Através do resultado da pesquisa, é apresentado o ícone que identifica as acessibilidades que existem nas paróquias. Esta informação recolhida está também disponível nas plataformas Tur4All, + Acesso e Associação Salvador.
Para já, a pesquisa apresenta apenas os resultados nas paróquias da Vigararia de Cascais, mas o Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência está a trabalhar com outras vigararias para poder alargar estes resultados a toda a diocese. 

 



ORGANOGRAMA DA CÚRIA
© 2020 - Patriarcado de Lisboa. Todos os direitos reservados.