Início
D. Américo Aguiar foi homenageado pela Irmandade dos Clérigos
02 de Junho de 2021
Homenagem
D. Américo Aguiar foi homenageado pela Irmandade dos Clérigos

Bispo Auxiliar de Lisboa foi presidente da instituição de 2011 a 2020.


A direção da Irmandade dos Clérigos homenageou, esta segunda-feira, o bispo D. Américo Aguiar “por todo o trabalho desenvolvido” entre 2011 e 2020, quando foi presidente desta instituição, numa cerimónia realizada no Porto. “Das premiadas obras de conservação e restauro e, por ter devolvido a igreja e Torre dos Clérigos aos portuenses, aos portugueses e ao mundo”, lê-se no sítio online da Torre dos Clérigos.

A Irmandade dos Clérigos lembra que D. Américo Aguiar foi eleito presidente desta instituição a 21 de fevereiro de 2011, e assinaram o contrato para o início das obras de conservação e restauro do complexo dos Clérigos, em 2013, no ano em que se assinalou os 250 anos da construção da Torre dos Clérigos. Os Clérigos reabriram no dia 12 de dezembro de 2014, “oferecendo mais cultura à cidade e a todos os seus visitantes”.



A homenagem a D. Américo Aguiar, que foi presidente da Irmandade dos Clérigos entre 2011 e 2020, realizou-se nos 290 anos da aprovação da igreja dos Clérigos. Participaram na cerimónia, entre outros, o Bispo do Porto, D. Manuel Linda; o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira; o presidente da Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte e a diretora Regional de Cultura do Norte, Luís Pedro Martins e Laura Castro; o provedor da Santa Casa da Misericórdia, António Tavares.

A Torre dos Clérigos celebra hoje os 330 anos do nascimento de Nicolau Nasoni, o “arquiteto dos Clérigos”, artista que “muito influenciou a arquitetura barroca portuguesa”, que nasceu em San Giovanni Valdarno de Sopra, na região italiana da toscana, em 1691.


Ecclesia



ORGANOGRAMA DA CÚRIA
© 2020 - Patriarcado de Lisboa. Todos os direitos reservados.