Início
Canal de apoio a pessoas com deficiência e suas famílias
07 de Abril de 2020
Deficiência e COVID-19
Canal de apoio a pessoas com deficiência e suas famílias

No atual contexto de pandemia, o Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência do Patriarcado de Lisboa “disponibiliza um contacto de e-mail [pastoraldadeficiencia@patriarcado-lisboa.pt] para onde as pessoas com deficiência e as suas famílias podem escrever em caso de necessidade”, revela um comunicado. 

“O Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência dispõe-se a acolher por e-mail e posteriormente ao telefone as pessoas com deficiência, as suas famílias e cuidadores, encaminhando-as para os serviços disponibilizados” pela Fundação Famílias ComVida - com quem colabora, “e pelas suas entidades parceiras (a Pastoral da Família e a Cáritas Diocesana de Lisboa)”, explica a nota do organismo do Patriarcado de Lisboa que está “determinado a que as pessoas com deficiência e as suas famílias não se sintam desamparadas neste momento”.

Para a divulgação desta iniciativa, o Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência do Patriarcado de Lisboa pediu a colaboração do Instituto Politécnico de Leiria, “especialista em comunicação inclusiva”, na transcrição para o sistema pictográfico (SPC) e que é apresentado nos seguintes ficheiros (.png):

Divulgação - sistema pictográfico (SPC) - 1
Divulgação - sistema pictográfico (SPC) - 2


O Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência também divulgou uma oração, em tempos de pandemia:

Nestes tempos difíceis das nossas vidas, ajuda-nos, Maria, a manter a Fé em Jesus, o Amor entre nós e a Esperança nos dias felizes que hão de chegar.

Maria, Mãe de todas as Graças, tu bem sabes que quem tem necessidades especiais, vivendo com deficiência física, sensorial ou mental, sofre ainda mais com a situação por que estamos a passar. Intercede por nós.

Unidos em oração, os mais vulneráveis e suas famílias, rezamos a teu Filho Jesus, por ti, sua Mãe.

Ámen



ORGANOGRAMA DA CÚRIA
© 2020 - Patriarcado de Lisboa. Todos os direitos reservados.