Icon Lupa Icon Menu
Início
icon seta icon seta icon seta icon
Centro Cultural do Patriarcado de Lisboa

Centro Cultural do Patriarcado de Lisboa

No passado dia 22 de Janeiro de 2009, por Decreto do Senhor Cardeal-Patriarca de Lisboa, foi criado o Centro Cultural do Patriarcado de Lisboa que passa a ter o estatuto de Departamento da Cúria Diocesana.


Desde há muito tempo que esta é uma questão a que a Diocese procura estar atenta. Desde os tempos da Comissão de Arte Sacra até ao Departamento dos Bens Culturais, bem como o Sector dos Bens Culturais da Igreja inserido no Departamento da Comunicação e da Cultura, tem-se vindo a manifestar este interesse e preocupação em relação a um tema de tão grande importância pastoral.


É precisamente nesta perspectiva de acção pastoral que agora, com a remodelação dos serviços relativamente a esta área, se pretende continuar a dar resposta mas de um modo unificado. Com a criação do Centro Cultural, todas as acções relativas às várias áreas de acção neste mundo tão vasto do diálogo entre fé e cultura continuam a ser fomentadas mas num caminho comum.

Os vários serviços que integram o Centro Cultural do Patriarcado de Lisboa: Serviço de Património – investigação e promoção cultural, Serviço de Arquivo e Biblioteca, Serviço de Inventário e Apoio Técnico, Serviço de Museus e Exposições, Serviço de Eventos Culturais, pretendem ser uma resposta às variadíssimas necessidades que vão surgindo e, acima de tudo, uma proposta de trabalho pastoral. Dar a conhecer o património religioso da nossa Diocese, nas suas várias valências, é não só um modo extraordinário de o salvaguardar, proteger e conservar, mas também, um ponto de partida para uma acção pastoral que tenha em conta esta realidade, usando-a como modo de transmitir a verdade da fé e a Palavra de Cristo.


Pe António Pedro Boto de Oliveira
Director do Centro Cultural do Patriarcado de Lisboa




© 2022 - Patriarcado de Lisboa. Todos os direitos reservados.
Patriarcado Simbolo