Início
Federação Solicitude
Federação Solicitude

A Federação Solicitude – Federação dos Centros Sociais e Paroquiais e Outras Entidades Canónicas de Ação Sócio-Caritativa, Formação, Ensino e Saúde – nasceu do desejo do Departamento da Pastoral Sócio-Caritativa do Patriarcado de Lisboa e ainda de um grupo alargado de Instituições do Patriarcado de Lisboa, nomeadamente de Centros Sociais Paroquias e Santas Casas de Misericórdia, em encontrar uma estrutura que pudesse auxiliar as Instituições a encontrar respostas eficazes às suas dificuldades.


www.federacaosolicitude.pt  |  Órgãos Sociais  |  
Estatutos

Simultaneamente, a Federação tem como objetivo desenvolver a relação mais partilhada e conjunta, de modo a ser parte no diálogo com o Estado Português, Parceiros Sociais (representações sindicais e patronais) e outros interessados. [Ver Plano Estratégico 2017-2021].

A Federação foi criada pelo Senhor Cardeal-Patriarca, D. Manuel Clemente, por decreto de 6 de Julho de 2017 e teve os primeiros – e atuais – Órgãos Sociais nomeados em 30 de novembro de 2017. Atualmente conta com 117 instituições associadas.

A Federação Solicitude, embora tenha nascido para as Instituições canónicas do Patriarcado de Lisboa, prevê, nos Seus Estatutos, poder acolher outras Instituições, não canónicas, e também de outras dioceses, como associadas, desde que inspiradas também elas, nos valores do Evangelho e na Doutrina Social da Igreja.

Missão: A Federação Solicitude – Federação dos Centros Sociais e Paroquiais e Outras Entidades Canónicas de Ação Sócio-Caritativa, Formação, Ensino e Saúde, tem por fim a defesa dos valores e interesses dos seus associados e a promoção da cooperação e do aprofundamento da sua natureza, identidade e exercício da missão em conformidade com os valores do Evangelho.

Visão: Ser um instrumento válido de cooperação institucional e de relacionamento com as instituições públicas e privadas, no cumprimento do Evangelho e da Doutrina Social da Igreja.

Valores: Os Valores que presidiram à criação da Federação Solicitude são:

  • Solicitude para com as Instituições sociais associadas;
  • Cuidado e empenho para com as pessoas, nomeadamente dirigentes, técnicos e colaboradores;
  • Diligência e atenção com que desejamos participar na criação de soluções e respostas;
  • Zelo, enraizado no Evangelho, com que queremos tratar as Instituições.


CONTACTOS
Sede: Avenida Central, 56
2705-737 SÃO JOÃO DAS LAMPAS
Tel: 219 618 241
E-mail: geral@federacaosolicitude.pt
Site: www.federacaosolicitude.pt



ORGANOGRAMA DA CÚRIA
© 2020 - Patriarcado de Lisboa. Todos os direitos reservados.