A Sé Patriarcal de Lisboa, ou Basílica de Santa Maria Maior, é a igreja mais antiga da atual capital portuguesa: edificada no século XII, sofreu inúmeras intervenções ao longo do tempo, nomeadamente após o terremoto de 1755. É um monumento de enorme valor histórico, arquitetónico, religioso e espiritual que vale a pena conhecer melhor.
A visita inclui a subida ao coro alto, de onde é possível obter uma vista privilegiada do interior da catedral e admirar a grande e bela rosácea.
Na parede das escadas de acesso ao coro alto, é possível contemplar a famosa cruz de Santo António. Diz a lenda que, quando era e criança e estudava na escola desta catedral, santo António foi tentado pelo demónio neste local e o repeliu desenhando o sinal da cruz que ficou gravado na parede. Este terá sido o primeiro dos muitos milagres que Deus realizou por intermédio do santo nascido em Lisboa em 1190.
Foi também na Sé que Santo António recebeu o batismo. O batistério, onde além do santo lisboeta foram batizadas muitas outras personalidades ilustres da história de Portugal, é outro dos lugares especiais que poderá conhecer ao longo da visita.
Distribuídas pelas quatro salas do Tesouro da Sé irá encontrar valiosas peças de ourivesaria, paramentaria, escultura, pintura, relíquias e manuscritos, desde o século XVI ao século XIX. Entre estas peças, incluem-se o cofre relicário do século XVII com as relíquias do Mártir S. Vicente, e a Custódia barroca da Sé, uma das mais esplendorosas custódias do mundo, e a mais notável alfaia litúrgica executada em Portugal no século XVIII.
Todo o percurso pelas naves e deambulatório da igreja, com as suas capelas recheadas de peças e pormenores, ajuda a contar uma história que tem já mais de 800 anos. Destacam-se a Capela de Bartolomeu Joanes, o Camarim do Patriarca, a Capela-Mor e a Capela do Santíssimo Sacramento.
Para aqueles que queiram vir rezar, existe um espaço reservado à oração e adoração do Santíssimo.
No contexto da pandemia de covid-19, a Sé de Lisboa implementou um conjunto de medidas para que desfrute de uma visita em segurança. Ao longo de todo o percurso, existe sinalização para manter o distanciamento social, além de diversos pontos para higienização das mãos. É obrigatório o uso de máscara.
A Sé de Lisboa está de portas abertas para vos receber. Sejam todos muito bem-vindos!