Início
Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência
Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência



Cascais, Uma Vigararia Acessível 

Consulte aqui as acessibilidades das igrejas da vigararia de Cascais

Já é possível verificar as acessibilidades das igrejas de Cascais antes de sair de casa. “Cascais, uma Vigararia Acessível” é a iniciativa que dá a conhecer os acessos das paróquias de Cascais aos cidadãos com mobilidade reduzida. 
O Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência do Patriarcado de Lisboa desafiou a Associação Novamente e a Associação Salvador e, em conjunto, visitaram todas igrejas paroquiais de Cascais para verificar as acessibilidades das mesmas e construir um mapa que permita a cada utilizador conhecer os respetivos acessos.  

No total, foram visitadas 14 igrejas, de forma a que, em todas as freguesias, fossem encontrados serviços acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida. A assessoria das visitas foi prestada pela empresa Accessible Portugal, que forneceu o formulário de avaliação, para que fosse possível elaborar um mapa dos serviços acessíveis em cada igreja, facilitando a escolha do local de culto e de outros onde é possível tratar de assuntos de cartório, frequentar salas de atividades ou aceder às capelas mortuárias.  
Após a recolha da informação, foi compilado um mapa e disponibilizado o resultado nas plataformas ‘Missas em Lisboa’, ‘Tur4All’, ´+ Acesso’ e Associação Salvador. É também possível procurar pelos locais acessíveis a partir do site do Patriarcado de Lisboa, através da pesquisa por Missas e por Paróquias. 



Cuidados a ter em tempo de Covid-19






O Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência foi criado em Novembro de 2016 e tem como missão promover a inclusão e participação plena da pessoa com deficiência na vida da Igreja. Este serviço encontra-se integrado na Pastoral Social do Patriarcado de Lisboa e comunica com todas as estruturas do Patriarcado de forma a alcançar esta sua missão. 

Os objetivos do serviço são:

  • Valorizar a dignidade da vida da pessoa com deficiência, desde a sua gestação.
  • Contribuir para a eliminação do preconceito e das barreiras, em relação à pessoa com deficiência, especialmente em contexto eclesial.
  • Valorizar o crescimento espiritual e o compromisso eclesial da pessoa com deficiência.
  • Sensibilizar a pastoral diocesana, as comunidades e os movimentos cristãos, na sua ação pastoral, para a inclusão da pessoa com deficiência e suas famílias.
  • Conhecer e divulgar práticas de inclusão e participação eclesial das pessoas com deficiência, em diálogo com diferentes realidades culturais.
  • Receber e responder a pedidos de informação referente à vida das pessoas com deficiência na Igreja.
  • Articular com o Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência, da Conferência Episcopal Portuguesa.

O Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência do Patriarcado de Lisboa precisa de cada um, porque acreditamos que o mundo é realmente melhor com todos.

#umaigrejaparatodos #melhorcontigo

Contacte-nos: pastoraldadeficiencia@patriarcado-lisboa.pt









ORGANOGRAMA DA CÚRIA
© 2020 - Patriarcado de Lisboa. Todos os direitos reservados.