Icon Lupa Icon Menu
Início
icon seta icon seta icon seta icon seta icon
Decreto de criação da Reitoria de S. Vicente de Fora

Decreto de criação da Reitoria de S. Vicente de Fora

DOM JOSÉ IV, CARDEAL-PRESBÍTERO DA SANTA IGREJA ROMANA, DO TÍTULO DE SANTO ANTÓNIO DOS PORTUGUESES NO CAMPO DE MARTE, POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA, PATRIARCA DE LISBOA,



Aos que este Decreto virem, saúde e bênção.


Desde Novembro de 1998, instalou-se no Mosteiro de São Vicente de Fora a Cúria Patriarcal. Para acentuar a sua dimensão pastoral e cultural, e intensificar a sua acção na dinamização da pastoral da Diocese, demos-lhe novas Bases Estatutárias, primeiro em 2000 e depois em 22 de Janeiro de 2007.


Em ordem à mesma dinamização e coordenação pastoral promovemos o Congresso da Nova Evangelização e publicámos várias Cartas Pastorais, a última das quais – “Nova Evangelização” um Desafio Pastoral – acentuava a dimensão pastoral da vida espiritual.


Parece-nos, pois, oportuno que, ligada à nossa Cúria, se acentue a vida litúrgica, lugar maior da comunhão com Deus, fonte de toda a vida espiritual, sobretudo no sacramento da Eucaristia e da Penitência e também na pregação.

Assim, tendo transferido os serviços da Paróquia de São Vicente, São Tomé e Salvador da Igreja do Mosteiro de São Vicente de Fora para a Igreja do Convento de Nossa Senhora da Graça,


HAVEMOS POR BEM CONCEDER À IGREJA DO MOSTEIRO DE SÃO VICENTE DE FORA, sede da nossa Cúria Patriarcal, salvaguardando os direitos e obrigações desta Igreja para com a Fábrica da Igreja Paroquial de São Vicente de Fora, São Tomé e Salvador, O ESTATUTO DE REITORIA, segundo as normas do Direito, e nomear, enquanto isso for oportuno, um Reitor de entre os sacerdotes que exercem o seu múnus na Cúria Patriarcal.


A teor do cân. 560, para proveito dos fiéis, com prévio consentimento ou, se for o caso, delegação do Pároco, pode o Reitor, realizar todas as funções paroquiais, mesmo as descritas no cân. 530, nº1-6.


Lisboa, 7 de Julho de 2011


† JOSÉ, Cardeal-Patriarca

L+S


Cón. Doutor Manuel Alves Lourenço

Chanceler 


© 2022 - Patriarcado de Lisboa. Todos os direitos reservados.
Patriarcado Simbolo