Início
Carta do Cardeal-Patriarca de Lisboa às Comunidades Cristãs do Patriarcado de Lisboa
05 de Setembro de 2007
Carta do Cardeal-Patriarca de Lisboa às Comunidades Cristãs do Patriarcado de Lisboa
Carta às Comunidades Cristãs do Patriarcado de Lisboa
 Irmãos caríssimos,
             O Santo Padre Bento XVI convocou o Sínodo dos Bispos para Outubro de 2008. O tema do Sínodo será a Palavra de Deus na vida da Igreja. Depois do Sínodo sobre a Eucaristia, que originou a Exortação Apostólica “Eucaristia sacramento da caridade”, segue-se a Palavra de Deus. São os dois “sacramentos” de que depende a vida da Igreja, como Povo de discípulos, que vive a partir da relação e da união com Cristo vivo. Na Eucaristia celebra com Cristo a Páscoa, fonte de toda a vida nova; na Palavra escuta amorosamente o Seu Senhor, nosso Mestre, que nos revela a solicitude amorosa de Deus e nos indica o caminho da salvação.
            Estamos no momento da participação das Igrejas de todo o mundo na preparação do Sínodo. A Igreja de Lisboa quer responder com fé e com verdade. É um momento de fazermos um balanço da maneira como acolhemos a Palavra de Deus, como a proclamamos e a escutamos, como é através dela que aprofundamos a fé, a celebramos e comunicamos.
            Desdobrámos o documento oficial de preparação, os “lineamenta”, numa série de guiões para os diversos grupos da nossa Igreja diocesana: Serviços da Cúria, Movimentos, Paróquias, com os seus diversos serviços: conselhos paroquiais, catequistas, ministros da Eucaristia. Pedimos a todos que respondam com verdade, sublinhando as experiências positivas, as dificuldades e lacunas e indicando caminhos de pastoral que levem a Igreja de Lisboa a viver mais da Palavra de Deus. O tempo é curto, devido aos prazos marcados pela Secretaria do Sínodo. A síntese destas respostas, além de ser a base da nossa resposta à Santa Sé, constituirá, para nós, um documento a continuar a ser trabalhado pela Igreja diocesana, durante o Sínodo, até à Exortação Apostólica que, assim o esperamos, o Santo padre publicará. Agradeço, desde já, aos Párocos e aos diversos grupos, o empenho que vão pôr nesta fase de auscultação das Dioceses.
            Neste início do Ano Pastoral, invoco para todos a bênção de Deus.
 Lisboa, 5 de Setembro de 2007 
† JOSÉ, Cardeal-Patriarca

ORGANOGRAMA DA CÚRIA
© 2020 - Patriarcado de Lisboa. Todos os direitos reservados.