Youtube

SÍNODO DIOCESANO 2016

Notícias

Sínodo: “Que o Espírito Santo nos ilumine”
30 de Novembro de 2016
Adelina Almeida é a presidente do Conselho Central de Lisboa da Sociedade de São Vicente de Paulo e assume ter “enormes expectativas” para o Sínodo Diocesano de Lisboa, que decorre desde esta quarta-feira, 30 de novembro, até Domingo, dia 4 de dezembro, no Centro Diocesano de Espiritualidade, no Turcifal.
“As pessoas estão mobilizadas para rezar pelo Sínodo”
30 de Novembro de 2016
O Patriarcado de Lisboa viveu o seu último Sínodo Diocesano em 1640, há 376 anos, o que traz expectativas acrescidas aos 137 membros convocados pelo Cardeal-Patriarca. “Não há ninguém vivo que tenha participado no último Sínodo e isso, só de si, é uma expectativa muito grande sobre o que vai acontecer”, refere o cónego Daniel Batalha Henriques, que participa no Sínodo Diocesano na qualidade de membro do Cabido (Cónegos da Igreja Catedral).
“Um acontecimento importante para a diocese”
30 de Novembro de 2016
Os leigos são também parte integrante entre os 137 membros da Assembleia Sinodal. Rui Moniz, da paroquia de Algueirão - Mem Martins - Mercês, é o representante laical da Vigararia de Sintra e considera que o Sínodo Diocesano é “um acontecimento importante para a diocese”, que “já vem a ser preparado há muito tempo”.
Publicada a segunda versão do Documento de Trabalho
28 de Novembro de 2016
O Sínodo de Lisboa foi como pôr “fermento na massa”
28 de Novembro de 2016
D. Manuel Clemente insiste que a Igreja de Lisboa não se quis focar apenas na história, mas procura imprimir uma dimensão missionária no presente e no futuro, porque uma igreja que não é missionária não é cristã.
Publicado o Documento de Trabalho do Sínodo
11 de Julho de 2016
Foi publicado o Documento de Trabalho que vai servir de base ao Sínodo Diocesano, que tem a sua abertura marcado para a Sé de Lisboa, no dia 27 de novembro, Domingo, e os trabalhos da assembleia sinodal no Centro Diocesano de Espiritualidade, no Turcifal, de 30 de novembro a 4 de dezembro.
Paróquia de Ribamar - Sínodo Diocesano levou à prática da caridade
04 de Julho de 2016
A paróquia de Ribamar, na Lourinhã, considera que a caminhada sinodal levou a comunidade cristã a “a atuar em situações imediatas e práticas de caridade”.
Publicado o relatório final do Guião #5
16 de Junho de 2016
O relatório das respostas ao Guião de Leitura 5 do Sínodo Diocesano 2016 centra a necessidade de a Igreja crescer “na vida de oração”. O documento, publicado online esta semana, apela à “criação de grupos de oração” e convida a fazer “da oração o lugar do discernimento dos caminhos a seguir para a evangelização”.
Escutar a Cidade - Pobreza, justiça e arte como prioridade
22 de Abril de 2016
A erradicação da pobreza, o fomento da justiça e o falar as linguagens da arte como questionamento e criação são os principais desafios à Igreja diocesana de Lisboa que constam no documento final da iniciativa Escutar a Cidade. Este contributo para o Sínodo Diocesano 2016 foi apresentado publicamente no passado dia 16 de abril, em Chelas.
Sínodo: Relatórios dos Guiões 2, 3 e 4
14 de Abril de 2016
Os relatórios das respostas aos Guiões de Leitura 2, 3 e 4 do Sínodo Diocesano 2016 centram a família no papel evangelizador e apelam uma “melhor articulação entre os vários agentes pastorais”. Os documentos publicados online, esta semana, pela Comissão Preparatória do Sínodo Diocesano – resultado da reflexão da Exortação Apostólica ‘Evangelli Gaudium’ – referem que um dos desafios para “falar de Deus” aos outros passa pela “coerência de vida”.
Siga-nos em:
  • Facebook
  • YouTube
  • Sapo
  • Twitter
  • Flickr
Patriarcado de Lisboa
© 2017 - Patriarcado de Lisboa, todos os direitos reservados Desenvolvido por  zoomsi.com