Youtube

NOTÍCIAS

06 de Dezembro de 2018

Patriarcado de Lisboa promove ‘A Missa Explicada’, um curso online

Imprimir
‘Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ámen’. É desta forma que começa cada Eucaristia, um momento celebrativo carregado de gestos, atitudes e orações, nem sempre compreendidos, que o Patriarcado de Lisboa quer ajudar a explicar no curso online ‘A Missa Explicada’. Uma formação online gratuita e aberta, iniciada esta semana, que nos primeiros dois dias está a contar com a participação de cerca de 900 pessoas.

Teve início no passado dia 3 de dezembro, mas qualquer um pode iniciar hoje mesmo o curso online ‘A Missa Explicada’, uma formação do Instituto Diocesano da Formação Cristã (IDFC), do Patriarcado de Lisboa, que quer ajudar a uma melhor compreensão da Missa. “Esta é uma formação aberta, que cada pessoa pode fazer quando quiser, ao seu ritmo, mas é um curso muito específico, muito pequeno – não temos pretensões de falar sobre tudo o que há na Missa, mas ajudar os fiéis, sobretudo os do Patriarcado de Lisboa, a perceber e a viver de modo mais consciente, pleno, digno, solene, e da melhor maneira possível, a celebração da Eucaristia”, explica ao Jornal VOZ DA VERDADE Paulo Paiva, coordenador dos cursos online do Centro de Formação a Distância do IDFC. Este responsável sublinha mesmo que, “até final de janeiro”, é possível aceder ao site www.idfc.patriarcado-lisboa.pt/moodle e iniciar esta formação. “No final de dezembro, ou início de janeiro, por exemplo, se alguém quiser iniciar o curso online ‘A Missa Explicada’ poderá fazê-lo. Vamos deixar o curso aberto até mesmo à última semana de janeiro, porque é uma formação que não tem avaliação, não tem tutoria, pelo que não há a preocupação pedagógica de criarmos mecanismos de controlo e aferição dos conhecimentos. Por isso, deixamos o curso aberto e as pessoas podem-se inscrever. A maneira como as pessoas vão usufruir do curso é aberta, mas, pela nossa experiência, o método semanal é o que funciona melhor e é o mais exequível”, aconselha Paulo.

Passos semanais
‘A Missa Explicada’ teve início por estes dias e termina no final do próximo mês de janeiro. Semana a semana, com exceção do tempo de Natal e Ano Novo, é aberto um dos seis passos (ver caixa) que compõem a formação. “A cada semana, abrimos um passo novo, para criar um ritmo e um acompanhamento. ‘A Missa Explicada’ é um curso onde são explicados diversos momentos, gestos, atitudes e orações que passam despercebidas nas celebrações e que as pessoas não conhecem. São dadas a conhecer coisas que, a quem está do lado de cá e não tem formação nestas áreas, nem sempre se apercebe. A ideia deste curso é as pessoas perceberem a riqueza que é a celebração da Missa, o alcance que ela tem nas várias orações, porque é, de facto, uma celebração muito completa”, salienta este leigo.
Esta é uma formação que tem como pano de fundo o tema do ano pastoral no Patriarcado de Lisboa, ‘Viver a liturgia como lugar de encontro’. “Tendo em conta que nós, no Centro de Formação a Distância, não tínhamos nada específico, com apoio online, sobre liturgia, surgiu a ideia deste curso aberto, seguindo a inspiração do que vão sendo os nossos cursos online”, explica Paulo Paiva, destacando a colaboração do Departamento de Liturgia da diocese. “Ao pensarmos nos conteúdos, seguimos a lógica da celebração. Neste aspeto, foi importante o apoio do Departamento de Liturgia do Patriarcado, que nos ajudou a preparar o esboço inicial, o esqueleto, desta formação, e a supervisionar os conteúdos. Porque a própria celebração, e a sua estrutura, é o esqueleto principal do curso”, frisa.


  • Leia a reportagem completa na edição do dia 9 de dezembro do Jornal VOZ DA VERDADE, disponível nas paróquias ou em sua casa.



Informações
Para além do Departamento de Liturgia do Patriarcado de Lisboa, o curso conta também com o apoio do Departamento de Comunicação do Patriarcado, do Jornal VOZ DA VERDADE e da Fundação Amélia de Mello. Ao nível dos conteúdos, destaca-se o suporte da Paulus Editora e da RTP (Arquivo).


Siga-nos em:
  • Facebook
  • YouTube
  • Sapo
  • Twitter
  • Flickr
Patriarcado de Lisboa
© 2018 - Patriarcado de Lisboa, todos os direitos reservados Desenvolvido por  zoomsi.com