Youtube

NOTÍCIAS

06 de Julho de 2018

Cón. Alfredo Cerca: Um sacerdote que gostava de falar da Palavra de Deus

Imprimir
Era um padre próximo, cujo nome fica ligado ao Externato de Penafirme e ao nascimento do escutismo no Oeste. O cónego Alfredo Cerca faleceu no passado dia 3 de julho, aos 75 anos, com o Cardeal-Patriarca a destacar o “cuidado pastoral” do sacerdote.

O Cardeal-Patriarca de Lisboa recordou as “atitudes verdadeiramente pastorais de cuidado” do cónego Alfredo Manuel Cerca, sacerdote do Patriarcado de Lisboa falecido a 3 de julho, aos 75 anos. Amigo de longa data do cónego Cerca, D. Manuel Clemente destacou, na Missa exequial, na igreja da Silveira, no dia seguinte ao falecimento, “a vida e o exemplo” do “nosso caríssimo padre Alfredo Cerca”. “Tive a graça de o conhecer, desde o princípio do seu ministério, quando ele, recém-ordenado, veio para aqui, para Penafirme – eu era um jovem aqui da paróquia vizinha de Torres Vedras –, e rapidamente contactámos, e ainda mais, depois, a partir de meados dos anos 60, quando nos dedicámos, de alma e coração, a esta aventura magnífica que foi o escutismo no Oeste, que hoje tem quase meia centena de agrupamentos. Com que alma e com que coração eu vi o padre Cerca dedicar-se a esta ‘empresa’ de que ele foi o primeiro assistente”, lembrou.
Na sua homilia, o Cardeal-Patriarca recordou depois o percurso eclesial do cónego Cerca. “Depois de Penafirme para o Bombarral, do Bombarral outra vez para Penafirme, para o Externato, e finalmente esta paróquia, da Silveira, com essas atitudes verdadeiramente pastorais de cuidado – bastava ouvi-lo falar deste ou daquela pessoa, daquele acontecimento. Era com envolvimento pessoal, com cuidado, para que as coisas andassem bem”, destacou.
D. Manuel Clemente partilhou ainda a última conversa que manteve com o sacerdote agora falecido, aquando do início do internamento hospital: “Ele disse-me: ‘Eu ainda queria voltar, porque eu gosto das pessoas e de lhes falar da Palavra de Deus’. Que testamento magnífico. Este é o ponto pastoral perfeito: cuidar e alimentar”. 

Pelo exemplo
O cónego Alfredo Cerca, ou simplesmente padre Cerca, como gostava de ser tratado, era, desde 2012, pároco ‘in solidum’ da Paróquia da Silveira e celebrou 50 anos de sacerdócio há dois anos. Nessa ocasião, em entrevista ao Jornal VOZ DA VERDADE, salientava que “a Igreja, todos nós, temos de trabalhar bastante no sentido de criar comunidades”. Defendeu que a criação de “comunidades vivas, a começar pela comunidade da família”, é “o mais difícil”, mas também “o mais necessário”. “É tão importante a comunidade familiar, para que as novas gerações surjam de uma forma sadia e com esperança no futuro”, acrescentava o padre Cerca, um sacerdote que gostava de desafiar a Igreja a ser exemplo. “Uma das formas que a Igreja tem de mostrar um verdadeiro serviço à sociedade é ser um exemplo, de comunidades vivas, empenhadas, em que não se descanse no ministério do padre, mas que o padre esteja efetivamente ao serviço da animação das pessoas, em ordem a uma vivência. É por aqui que deve passar tudo”, apontava, há cerca de dois anos, aquando dos 50 anos da ordenação.
Natural do Arneiro, na Merceana, concelho de Alenquer, onde nasceu a 1 de outubro de 1942, o padre Cerca recordava-se, na entrevista ao nosso jornal, de ser criança e “ter gosto em ir a procissões e à Missa”. “Tinha já uma certa orientação para ser padre”, brincava. “A minha vocação para padre foi despertando no seminário, assim como o meu gosto de poder vir a ser padre”, contava, então. A ordenação foi a 15 de agosto de 1966, uma segunda-feira, pelo cardeal Cerejeira, na Sé de Lisboa. “Dou graças a Deus por ser padre e por Deus me ter dado o dom da fidelidade durante estes anos todos, apesar das minhas limitações e das tribulações por que fui passando”, destacava.


  • Leia a reportagem completa na edição do dia 8 de julho do Jornal VOZ DA VERDADE, disponível nas paróquias ou em sua casa.


Siga-nos em:
  • Facebook
  • YouTube
  • Sapo
  • Twitter
  • Flickr
Patriarcado de Lisboa
© 2018 - Patriarcado de Lisboa, todos os direitos reservados Desenvolvido por  zoomsi.com