Youtube

NOTÍCIAS

09 de Março de 2018

Cáritas de Alcobaça: Gestos diários de solidariedade

Imprimir
A Cáritas Diocesana de Lisboa assinalou, entre 25 de fevereiro e 4 de março, a Semana Nacional Cáritas, em Alcobaça. O Jornal VOZ DA VERDADE foi conhecer os frutos desta iniciativa e o trabalho diário da Cáritas local que tem por missão “atuar no momento” e “não deixar faltar nada”. 

É um apoio de emergência para todos os que se “abeiram”. O trabalho desenvolvido pela Cáritas Paroquial de Alcobaça, criada há quase cinco anos, é essencial e imediato para quem vê, num ápice, a sua vida dar uma volta que carece de uma resposta urgente e não complacente com demoras. “Quando alguém precisa, não pode estar à espera que a sua situação seja resolvida numa reunião camarária ou da Segurança Social. Temos que atuar no momento”, sublinha ao Jornal VOZ DA VERDADE a coordenadora da Cáritas Paroquial de Alcobaça, Maria Carolina Ribeiro. 
São várias as ajudas que este grupo, constituído por 12 voluntárias, oferece ao longo de todo o ano. Contam-se contributos para a compra de medicamentos, comida, pagamentos de rendas, faturas da luz ou água. “É essa a nossa preocupação e o nosso trabalho: no momento em que alguém tem necessidade, que não lhe falte”, indica a coordenadora. Para esta antiga professora do Ensino Básico, já reformada, a ação da Cáritas Paroquial de Alcobaça, apesar de ter maior destaque por altura do Natal e, recentemente, com a Semana Nacional da Cáritas, é visível durante todo o ano e conta com o apoio de muitos benfeitores. “No Natal, damos 100 cabazes a famílias carenciadas. De entre essas, existem algumas que recebem apoio durante todo o ano. Também apoiamos cerca de 30 famílias com medicamentos – o que nos faz ter uma despesa mensal entre 300 a 500 euros, só em medicação. Já tivemos necessidades muito urgentes e, como não tínhamos capacidades económicas, socorremo-nos da Cáritas Diocesana de Lisboa e todos os pedidos foram sempre aceites. Sem essa ajuda, não tínhamos hipótese”, garante Maria Carolina Ribeiro.

Sensibilização
A Semana Nacional da Cáritas de Lisboa levou a Alcobaça, entre os dias 25 de fevereiro e 4 de março, várias iniciativas (ver caixa) que contribuíram para uma “maior sensibilização e conhecimento” do trabalho que é desenvolvido por esta organização da Igreja Católica. Organizada pelas Cáritas de Alcobaça e de Coz, a Semana Cáritas na diocese permitiu fortalecer sinergias nas respostas a dar, numa realidade que também é semelhante. Para Carlos Dias, voluntário da Cáritas de Coz, o envolvimento na organização da Semana Nacional da Cáritas de Lisboa foi muito importante. “Achamos que este trabalho de colaboração cada vez se torna mais útil e necessário. É um trabalho muito positivo e estamos abertos para futuros trabalhos deste género”, garante Carlos.
A coordenadora da Cáritas de Alcobaça, Maria Carolina Ribeiro, destaca a importância do jantar com os empresários locais, onde se falou sobre o tema do empreendedorismo e solidariedade, e se chamou a atenção para uma “causa” que se quer que seja de todos: o restauro de uma casa com 60 anos, apelidada de ‘património dos pobres’. “Foi construída pelas conferências vicentinas e agora está a precisar de restauro. Já restaurámos o telhado, com a ajuda da Câmara Municipal de Alcobaça e de uma empresa de telhas. Agora, faltam restaurar os interiores. É uma casa abrigo, que se destina a acolher, temporariamente, alguém que precise de pernoitar”, explica esta voluntária.Outro dos frutos que resultaram das iniciativas organizadas durante a Semana Nacional da Cáritas Diocesana de Lisboa, em Alcobaça, foi o nascimento de um Grupo Juvenil Cáritas, durante a visita a uma escola profissional da região. “É um grupo que irá trabalhar em conjunto connosco. Precisamos de gente nova!”, apela Maria Carolina Ribeiro.


  • Leia o texto completo na edição do dia 11 de março do Jornal VOZ DA VERDADE, disponível nas paróquias ou em sua casa.
 


Siga-nos em:
  • Facebook
  • YouTube
  • Sapo
  • Twitter
  • Flickr
Patriarcado de Lisboa
© 2018 - Patriarcado de Lisboa, todos os direitos reservados Desenvolvido por  zoomsi.com