Início
Símbolos marcam “novo ritmo” no caminho de preparação para a JMJ Lisboa 2023
21 de Novembro de 2020
JMJ Lisboa 2023
Símbolos marcam “novo ritmo” no caminho de preparação para a JMJ Lisboa 2023

D. Manuel Clemente interveio no encontro internacional online ‘Do Panamá a Lisboa', da Santa Sé.

No encontro internacional online ‘Do Panamá a Lisboa – chamados à sinodalidade missionária’, promovido pelo Dicastério para os Leigos a Família e a Vida (Santa Sé), D. Manuel Clemente sublinhou que a “peregrinação dos símbolos da Jornada” marcam o início de um “novo ritmo” no caminho até ao encontro internacional de jovens, em Lisboa, no verão de 2023. “Esta peregrinação, mesmo que nem todos tenhamos acesso direto a esses símbolos até ao momento da jornada, lembra-nos que ela anda toda à volta do que é essencial, ou seja, de Jesus Cristo e de sua Mãe, Nossa Senhora. Também é com Ela que nós nos dispomos, agora, para partir apressadamente para ir ao encontro de quem nos espera”, sublinhou o Cardeal-Patriarca de Lisboa, perspetivando o contributo do caminho de preparação para a JMJ Lisboa 2023. “Vamos já por tudo aquilo que estamos a fazer, pela oração que nos está a impelir e porque temos a certeza de que é no presente – quando é assim vivido – que se constrói um melhor futuro”, apontou.

Na mensagem vídeo, o Cardeal-Patriarca de Lisboa começou por saudar os responsáveis pelo Dicastério para os Leigos a Família e a Vida, da Santa Sé e todos os responsáveis da Pastoral Juvenil das várias conferências episcopais e movimentos internacionais que, entre 18 e 22 de novembro, participam no encontro online e garantiu o empenho da organização portuguesa da JMJ em Lisboa. Até ao verão de 2023 “vai ser um tempo muito preenchido e, por isso, vai parecer curto, tal é o empenho que todos estamos a pôr nesta realização”, sublinhou. 


No final da sua intervenção, D. Manuel Clemente desejou que o caminho até à próxima JMJ “seja um caminho muito realizador para todos”. “Porque é exatamente no caminho que nós nos revelamos como discípulos de Jesus Cristo que se fez para todos Caminho, Verdade e Vida. Boa viagem!”, concluiu o Cardeal-Patriarca de Lisboa que preside à comitiva que vai receber amanhã, Domingo, no Vaticano, os símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude.


ORGANOGRAMA DA CÚRIA
© 2020 - Patriarcado de Lisboa. Todos os direitos reservados.