Início
Padre Cruz, sj - Encerramento do processo diocesano supletivo de beatificação
19 de Novembro de 2020
Beatificação
Padre Cruz, sj - Encerramento do processo diocesano supletivo de beatificação

A ‘Sessão de Clausura’ do processo está marcada para o próximo dia 17 de dezembro de 2020. 


O Cardeal-Patriarca de Lisboa D. Manuel Clemente marcou a Sessão de Clausura do processo diocesano supletivo para a causa de beatificação do Servo de Deus Francisco Rodrigues da Cruz, sj (Padre Cruz) para o próximo dia 17 de dezembro de 2020, às 15h00, na igreja de São Vicente de Fora, em Lisboa. A celebração é aberta à participação dos fiéis e serão observadas as medidas sanitárias em vigor. 

A decisão do encerramento do processo pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa foi tomada após ouvir o Tribunal constituído para a causa e o Vice-Postulador. 

O processo de canonização do Padre Cruz teve início a 10 de março de 1951 e a fase diocesana decorreu até 18 setembro de 1965 – data em que foi entregue na Sagrada Congregação para a Causa dos Santos Cópia Pública dos três processos (Virtudes, non culto e Escritos). Sendo necessário completar aquele processo com os elementos requeridos pelas novas normas para a instrução dos processos de canonização, incluindo uma Comissão de Peritos em História, a 12 de setembro de 2009, o então Cardeal-Patriarca D. José Policarpo nomeou um novo Tribunal e Comissão Histórica para darem seguimento ao requerido.

Entre março e maio de 2011 foram ouvidos os testemunhos sobre as virtudes heroicas do Servo de Deus e, depois de exaustivo trabalho, a Comissão Histórica – esta já nomeada a 11 dezembro de 2018 pelo Cardeal-Patriarca D. Manuel Clemente – entregou, no dia 1 de outubro de 2019, os documentos e a sua análise crítica. 

Cumprida a clausura do Processo supletivo este será apresentado à Congregação para as Causas dos Santos (Santa Sé) pelo Postulador da Companhia de Jesus, o P. Pascual Cebollada, sj, seguindo-se os procedimentos habituais nestas circunstâncias.



ORGANOGRAMA DA CÚRIA
© 2020 - Patriarcado de Lisboa. Todos os direitos reservados.