Início
Delegação com dez jovens portugueses vai receber os símbolos da JMJ
17 de Novembro de 2020
JMJ Lisboa 2023
Delegação com dez jovens portugueses vai receber os símbolos da JMJ


O grupo que vai receber os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, no Domingo, Solenidade de Cristo Rei, no Vaticano, vai estar presente, neste sábado, 21 de novembro, num encontro com o Cardeal D. José Tolentino Mendonça, na Igreja de Santo António dos Portugueses, ao qual se seguirá a celebração da Eucaristia, presidida pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa D. Manuel Clemente, anunciou hoje, em comunicado, o Comité Organizador Local (COL) da JMJ Lisboa 2023. 

A delegação é presidida por D. Manuel Clemente e “irá participar na Eucaristia presidida pelo Papa Francisco, durante a qual os jovens de Portugal vão receber a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora ‘Salus Populi Romani’”, refere a nota.

A organização assegura o “cumprimento de todas as normas de segurança sanitárias portuguesas e italianas” por parte do grupo composto por “uma dezena” de jovens “de diversas dioceses nacionais e alguns elementos da organização” da JMJ Lisboa 2023.

“A entrega dos símbolos esteve inicialmente agendada para o dia 26 de abril, Domingo de Ramos, e foi adiada para 22 de novembro, Solenidade de Cristo Rei, por decisão do Papa Francisco”, lembra o comunicado COL da JMJ Lisboa 2023.



A cruz peregrina e o ícone  
Com 3,8 m de altura, a Cruz peregrina, construída a propósito do Ano Santo, em 1983, foi confiada por João Paulo II aos jovens no Domingo de Ramos do ano seguinte, para que fosse levada por todo o mundo. Desde aí, a Cruz peregrina, feita em madeira, iniciou uma peregrinação que já a levou aos cinco continentes e a quase 90 países.  
A réplica do ícone de Nossa Senhora ‘Salus Populi Romani’, que retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços, foi introduzida pelo Papa João Paulo II, em 2000, como símbolo da presença de Maria junto dos jovens. O original encontra-se na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma.  




ORGANOGRAMA DA CÚRIA
© 2020 - Patriarcado de Lisboa. Todos os direitos reservados.