Início
Fique a conhecer o logotipo da JMJ Lisboa 2023
16 de Outubro de 2020
JMJ Lisboa 2023
Fique a conhecer o logotipo da JMJ Lisboa 2023

O logotipo da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 foi apresentado hoje, num evento transmitido pelas redes sociais. 

O elemento gráfico que identifica o encontro de jovens que Portugal vai receber em 2023 foi inspirado no tema – “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39) – e tem a cruz como elemento central, “atravessada por um caminho onde surge o Espírito Santo” e com as cores a evocar a bandeira portuguesa, descreve a nota que acompanha a divulgação do logotipo. Este logotipo, que foi criado pela jovem Beatriz Roque Antunes, pretende ser “um convite aos jovens para que não se acomodem e sejam protagonistas da construção de um mundo mais justo e fraterno”.
A partir do dia de hoje, ficou também disponível o site oficial do evento, em www.lisboa2023.org.




Descrição do Logotipo da JMJ Lisboa 2023
O novo logotipo da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, inspirado no tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39), tem a Cruz como elemento central. Esta é atravessada por um caminho onde surge o Espírito Santo. Trata-se de um convite aos jovens para que não se acomodem e sejam protagonistas da construção de um mundo mais justo e fraterno. As cores (verde, vermelho e amarelo) evocam a bandeira portuguesa.  

  • Cruz 
    A Cruz de Cristo, sinal do amor infinito de Deus pela humanidade, é o elemento central, de onde tudo nasce.
  • Caminho 
    Tal como indica o relato da Visitação que dá tema à JMJ Lisboa 2023, Maria parte, pondo-se a caminho para viver a vontade de Deus, e dispondo-se a servir Isabel. Este movimento sublinha o convite feito aos jovens para renovarem ‘o vigor interior, os sonhos, o entusiasmo, a esperança e a generosidade’ (Christus Vivit, 20). A acompanhar o caminho surge, ainda, uma forma dinâmica que evoca o Espírito Santo.   
  • Terço
    A opção pelo terço celebra a espiritualidade do povo português na sua devoção a Nossa Senhora de Fátima. Este é colocado no caminho para invocar a experiência de peregrinação que é tão marcante em Portugal. 
  • Maria 
    Maria foi desenhada jovem para representar a figura do Evangelho de São Lucas (Lc 1, 39) e potenciar uma maior identificação com os jovens. O desenho exprime a juvenilidade própria da sua idade, característica de quem ainda não foi mãe, mas carrega em si a luz do mundo. Esta figura aparece levemente inclinada, para mostrar a atitude decidida da Virgem Maria.



ORGANOGRAMA DA CÚRIA
© 2020 - Patriarcado de Lisboa. Todos os direitos reservados.