Início
Sector da Catequese promoveu formação sobre metodologia de projeto para catequistas
31 de Julho de 2020
Formação
Sector da Catequese promoveu formação sobre metodologia de projeto para catequistas

O diretor do Setor da Catequese do Patriarcado de Lisboa adianta que esta é “uma das inovações” do projeto catequético ‘Say Yes'


O Sector da Catequese do Patriarcado de Lisboa dinamizou uma formação online sobre a metodologia de projeto na catequese com os adolescentes com “uma centena de catequistas”, durante oito semanas dos meses de junho e julho. Numa nota, o diretor do Setor da Catequese do Patriarcado de Lisboa, Padre Tiago Neto, explica que “uma centena de catequistas” participaram numa “formação online sobre a metodologia de projeto na catequese com os adolescentes”, divididos em 16 grupos, que corresponderam às edições internacionais da Jornada Mundial da Juventude. O sacerdote adianta que “receber um postal pelo correio”, por exemplo, foi uma iniciativa do projeto CTT – (Catequistas todo o terreno), procurando “estabelecer laços” entre os catequistas desta diocese.

O diretor do Setor da Catequese do Patriarcado de Lisboa adianta que esta é “uma das inovações” do projeto catequético ‘Say Yes – aprender a dizer sim’, para adolescentes dos 12 aos 16 anos, que foi lançado neste ano pastoral (2019-2020) de preparação até à próxima edição internacional da Jornada Mundial da Juventude, que Portugal vai receber em 2023. Segundo este responsável, a metodologia de projeto “inspira-se diretamente nas palavras do Papa Francisco” quando convida os jovens a construírem projetos de missão e de serviço que “não os isolem, mas que os lancem em direção aos outros, ao mundo”.

Na formação, os catequistas foram também “inspirados” pelo discurso do cardeal português D. José Tolentino Mendonça – ‘O que é amar um país’ – nas comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas deste ano, e “conjugaram os verbos sentir, pensar, fazer e festejar”, procurando formas concretas de “intervir na sociedade”. O diretor do Setor da Catequese do Patriarcado de Lisboa assinala que deste trabalho dos seus catequistas resultaram projetos que “estão ou irão ser implementados”.

Os coordenadores dos grupos escreveram que “o resultado só podia ser positivo” uma vez que encontraram “uma missão, com objetivos bem definidos”. Com esta formação, os catequistas solidificaram a metodologia de projeto no itinerário ‘Say yes’ e, neste segundo ano, composto pelas etapas correspondentes às JMJ de Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000) e Toronto (2002), os adolescentes vão refletir sobre “a realidade do desporto” e desenvolver um projeto relacionado com o “crescimento da vida em grupo e com a partilha dos seus dons com a comunidade”. O Sector da Catequese do Patriarcado de Lisboa informa ainda que o projeto ‘Say Yes’ se prolonga até 2023.


Ecclesia



ORGANOGRAMA DA CÚRIA
© 2020 - Patriarcado de Lisboa. Todos os direitos reservados.