Início
Faleceu o cónego Luís Manuel Pereira da Silva (notícia atualizada)
12 de Junho de 2020
Falecimento
Faleceu o cónego Luís Manuel Pereira da Silva (notícia atualizada)

As exéquias do cónego Luís Manuel Pereira da Silva vão decorrer nos próximos dois dias. O corpo do sacerdote chegará amanhã, Domingo, pelas 13h30, à Sé de Lisboa, onde, pelas 15h30, o Cardeal-Patriarca, D. Manuel Clemente, vai presidir à Missa exequial. Às 21h30, decorrerá uma Vigília, orientada pelo Seminário dos Olivais.
Na segunda-feira, às 9h30, no mesmo local, a Missa será presidida pelo Bispo Auxiliar de Lisboa D. Américo Aguiar. De seguida, o corpo do cónego Luís Manuel seguirá para a terra natal dos pais, onde será sepultado.

  • Recorda-se que a participação nas celebrações exequiais, na Sé, está limitada ao número de lugares disponíveis, de acordo com as orientações das autoridades de saúde. 
  • As celebrações vão ser transmitidas online e em direto a partir do site e redes sociais do Patriarcado de Lisboa (Facebook e Youtube) e do MeoKanal (210021).


O cónego Luís Manuel Pereira da Silva faleceu no início da noite desta sexta-feira, 12 de junho, devido a doença oncológica. O sacerdote de 63 anos era pároco de Santa Maria Maior da Sé Patriarcal, desde 1996, e diretor do Departamento da Liturgia do Patriarcado de Lisboa, desde 2007. 
Nascido a 2 de setembro de 1956, na freguesia de São José, na cidade de Lisboa, foi ordenado sacerdote a 28 de novembro de 1993, no Mosteiro dos Jerónimos, pelo então Cardeal-Patriarca, D. António Ribeiro. Era mestre das Cerimónias Patriarcais, desde 1998, e, a 8 de dezembro de 2003, foi criado cónego do Cabido da Sé. O sacerdote foi também professor na Universidade Católica Portuguesa e assistente da Associação de Professores Católicos. A nível nacional, o cónego Luís Manuel foi também membro do Secretariado Nacional de Liturgia.




ORGANOGRAMA DA CÚRIA
© 2020 - Patriarcado de Lisboa. Todos os direitos reservados.