Início
Papa Francisco adia JMJ em Lisboa para 2023
20 de Abril de 2020
Vaticano anuncia adiamento
Papa Francisco adia JMJ em Lisboa para 2023

A próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que vai ter lugar em Lisboa, foi adiada um ano, para agosto de 2023, devido à pandemia de Covid-19, anunciou hoje a Santa Sé. “Devido à atual situação de saúde e suas consequências no movimento e agregação de jovens e famílias, o Santo Padre, juntamente com o Dicastério para Leigos, Família e Vida, decidiu adiar o próximo Encontro Mundial das Famílias por um ano, agendado para Roma, em junho de 2021, e a próxima Jornada Mundial da Juventude, agendada em Lisboa em agosto de 2022, respetivamente em junho de 2022 e agosto de 2023”, avança o boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé.

Em comunicado, o Comité Organizador Local (COL) da JMJ de Lisboa referiu acolher a decisão com “naturalidade e confiança, partilhando com o Santo Padre o apelo a que, no atual contexto e nos próximos tempos, o foco da atenção de todos esteja no cuidado dos mais vulneráveis, das famílias e de todos os que, pelos mais diversos motivos, sofrem com os efeitos da pandemia causada pela Covid-19”.

Segundo a nota, “a necessidade de concentrar esforços e recursos no apoio aos mais fragilizados levaram o Papa Francisco a anunciar que a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) terá lugar em 2023, em Lisboa”, frisa o comunicado. 

O COL garante ainda que as equipas de trabalho já constituídas “estão entusiasmados com a perspetiva de preparar da melhor forma a JMJ em Portugal, na certeza de que o evento trará à capital portuguesa a esperança e a alegria dos jovens de todo o mundo”.


ORGANOGRAMA DA CÚRIA
© 2020 - Patriarcado de Lisboa. Todos os direitos reservados.