Início
Dia da Solicitude: Ajudar a detetar quem mais precisa de “atenção e cuidado”
01 de Outubro de 2019
Dia da Solicitude: Ajudar a detetar quem mais precisa de “atenção e cuidado”
O Departamento da Pastoral Sociocaritativa do Patriarcado de Lisboa está a preparar o “Dia da Solicitude”, uma iniciativa que vai reunir, no dia 18 de outubro, no Centro Diocesano de Espiritualidade, no Turcifal, os agentes daquela pastoral para partilhar as ações programadas para a vivência deste ano pastoral que tem como tema “Sair com Cristo ao encontro de todas as periferias” (CSL, 53).
No “Programa e Calendário Diocesano 2019-2020” e reforçado na “Carta aos Diocesanos no início do ano pastoral 2019-2020", o Cardeal-Patriarca de Lisboa escreveu que “cada comunidade é chamada a verificar a sua situação especifica, conforme o território geográfico e sociocultural”, de forma cumprir o objetivo de “detetar em cada meio aqueles que, estando mais periféricos, mais precisam de ser centralizados na nossa atenção e cuidado”. 
O “Dia da Solicitude” é, assim, a primeira de três iniciativas previstas para a vivência do terceiro ano de receção sistemática da Constituição Sinodal de Lisboa. Através da partilha de projetos pensados para a vivência do tema, cada representante da instituição ou Vigararia é convidado a pôr em comum o que se planeou fazer. “Todos ganharemos com isso, reforçando ou incluindo iniciativas, no sentido de ‘centralizar as periferias’ correspondentes”, assinala o texto. Para os dias 15 e 16 de maio está previsto o Congresso da Pastoral Social e, em data a agendar em cada Vigararia, está prevista a “Semana Vicarial da Caridade”.

ORGANOGRAMA DA CÚRIA
© 2020 - Patriarcado de Lisboa. Todos os direitos reservados.