Youtube

NOTÍCIAS

13 de Agosto de 2019

Igreja da Conceição Velha, em Lisboa, acolhe “Pietá”

Imprimir
A exposição do pintor Santiago Belacqua pode ser visitada de 14 de agosto até 30 de setembro, e será acompanhada de dois concertos diários de órgão de tubos do século XVIII.
  D. R.  

Situada numa das zonas de maior procura turística em Lisboa, entre o Campo das Cebolas e o Terreiro do Paço, a igreja da Conceição Velha chama a atenção de quem passa, desde logo pela “imponente fachada de estilo manuelino”, lembra o comunicado enviado à Renascença pelo Departamento de Turismo do Patriarcado de Lisboa, que anuncia o novo projeto cultural que ali vai ser acolhido. Trata-se da exposição “Pietá” de Santiago Belacqua, “o primeiro artista português a ser convidado para expor no Vaticano”.
A exposição, que em 2018 já passou por São Domingos de Benfica, mostra como a arte contemporânea pode ser um “excelente elemento de inspiração cristã”, como foi sublinhado na altura e pode agora ser vista na baixa pombalina.
“Os quadros de inspiração sacra pretendem, segundo o artista bracarense, homenagear ‘Pietá’, a obra-prima de Michelangelo”, explica ainda o comunicado, adiantando que, para além da exposição, a Igreja “vai proporcionar aos seus visitantes a oportunidade única de assistirem a um concerto de órgão de tubos do século XVIII (que se vão realizar duas vezes por dia) no coro alto da igreja”.
A exposição e os concertos são as primeiras atividades culturais que se realizam naquela na Conceição Velha desde que aquela igreja lisboeta está sob a gestão cultural de uma empresa de Braga especializada na gestão, conservação e restauro de património cultural, e que em 2018 também foi responsável pela abertura ao público da Torre da Igreja de Santa Cruz do Castelo, que estava fechada há 30 anos, e que já recebeu mais de 120 mil visitantes.
A inauguração da exposição “Pietá”, seguida de um recital de órgão, está marcada para dia 14 de agosto, às 17h30. Pode ser visitada até 30 de setembro, das 10h00 às 19h00.


Renascença 


Siga-nos em:
  • Facebook
  • YouTube
  • Sapo
  • Twitter
  • Flickr
Patriarcado de Lisboa
© 2019 - Patriarcado de Lisboa, todos os direitos reservados Desenvolvido por  zoomsi.com