Youtube

EVANGELIZAÇÃO

Respostas no Diálogo

A minha actual companheira é católica e nunca se casou...
09 de Janeiro de 2013

A minha actual companheira é católica e nunca se casou. Eu, no entando, casei-me na Igreja Católica e divorciei-me, tendo deste casamento um filho. Gostariamos de saber se, uma vez que pretendemos nos casar pela Igreja, o que devemos fazer? (A.V.)

Actualmente certos cristãos transmitem a fé em grupos de auto-ajuda. Como actuar numa comunidade que 'não estuda' e 'não ouve' ?
08 de Março de 2012
Actualmente certos cristãos transmitem a fé em grupos, sem estudo da Sagrada Escritura, Catecismo da Igreja Católica e Concílio Vaticano II, substituindo por 'auto-ajuda'. Como actuar numa comunidade que 'não estuda' e 'não ouve' ?
Qual a posição oficial da Igreja, quanto às técnicas de procriação medicamente assistida, em especial a denominada "maternidade de substituição"?
10 de Fevereiro de 2012
É lícito o matrimónio entre um baptizado e um não baptizado?
20 de Janeiro de 2012
É lícito o matrimónio entre um baptizado e um não baptizado?
Existe alguma idade limite para que as crianças sejam baptizadas?
25 de Outubro de 2011

Não há idade limite para o Baptismo. Há, no entanto, circunstâncias diferentes quanto à ocasião propícia para o baptismo nas etapas da infância.

Porque motivo é que agora para se ser padrinho de Baptismo de uma criança é necessário ser-se crismado?
14 de Junho de 2011
Porque motivo é que agora para se ser padrinho de Baptismo de uma criança é necessário ser-se crismado?
O que é que me permite afirmar que na história dos homens está a história de Deus?
29 de Março de 2011
O que é que me permite afirmar que na história dos homens está a história de Deus? A destruição do templo de Jerusalem não foi apenas história das guerras dos homens? Ou era o anúncio de que a salvação não passaria mais pelos sacrifícios  sangrentos a Deus, mas pela morte e ressurreição? Mas se Jesus ao expulsar os vendedores queria dizer que não era essa lei de Moisés que salvava, não era o derramamento de sangue, como é que depois é ele mesmo que é a vítima, exigida por Deus,a derramar o seu sangue?

BentoXVI no seu "Jesus de Nazaré" diz: " O período de templo terminou e algo de novo chegou" Uma viragem na história da salvação. A destruição do templo não foi só uma guerra? A história dos homens interrelacionam-se com a história da salvação? Já agora, salvação é o mesmo que vida eterna? Ou, vida eterna, haverá para todos mas salvação essa não é para todos?  Mas S. Paulo,diz: todos justificados de maneira gratuita em virtude da redenção realizada por Jesus, Esta doutrina é aceite por nós cristãos,só pela fé,ou haverá aqui alguma explicação da Razão? A Razão pode auxiliar a fé a compreender isto ou a fé está sozinha?

Como fazer para ter o desejo de Deus? (Vídeo)
12 de Março de 2011
Porque é que no homem existe o desejo de Deus?"
Pegando nesta pergunta, construída e respondida pelo catequista, ela parte dum princípio: existe no homem o desejo de Deus. A pergunta que hoje eu e muitos fazem é: porque é que não existe no homem o desejo de Deus? É uma caracteristica das nossas sociedades que estão cada vez mais vazias de Deus. Esse desejo de Deus vai desaparecendo. Não lhe parece que este catecismo não nos vem ensinar nada.O que eu gostaria de sentir era exactamente esse desejo de Deus, e que os outros como eu o sentissem. Entre os desejos dos homens de hoje está realmente esse? De nada vale apresentar um catecismo com perguntas e respostas, mas sim ouvir e responder às perguntas que hoje os homens fazem: Como fazer para sentir esse desejo de Deus? Como deve fazer a Igreja para que os homens sintam o desejo de Deus? A Nova Reenvangelização será uma solução?'
Música na celebração do Matrimónio
09 de Março de 2011
Gostaria de saber se numa celebração da Palavra, num casamento, é permitido uma música de fundo muito serena, no acto do Sacramento(troca das alianças)?
Ao ser nomeado o sucessor do Cardeal-Patriarca torna-se automaticamente cardeal?
03 de Março de 2011
Gostaria de colocar uma questao relativa  a lei canónica referente ao colégio cardinalício. Recentemente surgiu a notícia do pedido de resignaçao do Sr. Cardeal-Patriarca de Lisboa devido à celebraçao dos seus 75 anos de idade. Pelo que sei cabe ao Vaticano nomear um sucessor. O que gostaria de saber é se esse mesmo sucessor ao ser nomeado por decreto papal tornar-se-á no próximo Cardeal ou será nomeado bispo de Lisboa e seguidamente será nomeado um novo cardeal pelo conjunto de bispos portugueses? Como se procederá?
Siga-nos em:
  • Facebook
  • YouTube
  • Sapo
  • Twitter
  • Flickr
Patriarcado de Lisboa
© 2017 - Patriarcado de Lisboa, todos os direitos reservados Desenvolvido por  zoomsi.com