Voltar às Notícias
Início
Notícias
Memória descritiva
19 de Janeiro de 2013
Memória descritiva

A imagem gráfica que agora é apresentada ilustra a Visita Pastoral à Vigararia Caldas da Rainha-Peniche, sob o tema “Confirmados na Fé dos Apóstolos”. Deste modo, a significação tem como ponto de referência o próprio tema, o qual podemos dividir em três realidades: a Fé; os Apóstolos e a Confirmação.


A Fé cristã, longe de ser a religião do livro, é a pessoa de Jesus Cristo: Deus que se faz homem, e que pelos homens foi “crucificado, morto e sepultado; (…) Ressuscitou ao terceiro dia”. Por isso, é representada a cruz, sinal da crucifixão e morte de Jesus, e o sepulcro aberto, sinal da ressurreição.


Esta é a Fé que nos chega através dos Apóstolos que Jesus escolheu. “A eles também apareceu vivo depois da sua paixão e deu-lhes disso numerosas provas com as suas aparições (…) falando-lhes também a respeito do Reino de Deus” (Act 1, 3).


Ao viver este tempo de Visita Pastoral, a Vigararia é convidada a entrar pela Porta da Fé. Escreve o Senhor Patriarca na Carta Pastoral A Peregrinação na Fé que entrar pela Porta da Fé “é escolher uma perspectiva de vida que é a do próprio Senhor, que nos une a Ele para vivermos como Ele viveu”. Assim, procurará a Vigararia, reunida à volta do Bispo diocesano, ser confirmada pelo seu pastor. Símbolo desta Confirmação é a Porta colocada sobre a Cruz.


Autor: Pedro Tavares

Voltar às Noticias
ORGANOGRAMA DA CÚRIA
© 2020 - Patriarcado de Lisboa. Todos os direitos reservados.