Youtube

EVANGELIZAÇÃO

Catequese

Imprimir

1. A pastoral catequética é fundamental para o crescimento contínuo da Igreja, enquanto comunidade de crentes. São seus objectivos o aprofundamento da fé dos crentes, em todas as idades, enquanto entendimento doutrinal, vivência existencial, celebração comunitária, iniciação à oração, testemunho dos valores do Evangelho no meio do mundo. A pastoral catequética tem de processar-se em estreita harmonia com a pastoral litúrgica, pois a celebração dos sacramentos, de modo particular os da iniciação cristã, define o ritmo da pedagogia catequética. Tudo se resume a uma séria iniciação cristã, “ante” ou “post” baptismal, ao aprofundamento da dignidade baptismal e ao testemunho de vida, no seio da experiência comunitária.

Segundo o Directório Geral da Catequese (DGC) o Sector Diocesano de Catequese é “o órgão através do qual o Bispo, responsável da comunidade e mestre da doutrina, dirige e preside a toda a actividade catequética realizada na Diocese” (n.º 265).

O Sector da pastoral catequética da Diocese de Lisboa orienta-se pelo DGC, assume como tarefas as previstas nesse documento da Santa Sé (cf. n.º 266) e garante a sintonia da Diocese de Lisboa com as restantes Igrejas Particulares de Portugal, seguindo as orientações da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).


2. Compete ao Sector da Catequese elaborar o plano diocesano de catequese, que deve ser “a oferta catequética global de uma Igreja particular, que deve integrar, de maneira articulada, coerente e coordenada, os diversos processos catequéticos propostos pela Diocese aos destinatários nas suas diferentes idades da vida” (DGC, n.º 274).

Para a elaboração e execução deste plano diocesano de catequese, o Sector da Catequese estruturar-se-á nos Serviços que julgar necessários, tendo em conta a prossecução dos seus objectivos, segundo os grupos etários e as situações existenciais dos fiéis. Esses Serviços devem garantir a realização dos grandes objectivos da pastoral catequética:

· organizar o catecumenado baptismal dos adultos (DGC, n.º 256), seguindo as orientações do Ritual da Iniciação Cristã dos Adultos (RICA);

· garantir “um processo de iniciação cristã... para crianças, adolescentes e jovens, em íntima relação com os sacramentos da iniciação cristã, já recebidos ou a receber” (DGC, n.º 274);

· preparar propostas de formação cristã dos adultos baptizados, a exigir gradualmente aos pais que pedem o baptismo para os filhos bebés, para os padrinhos, para os noivos que desejam celebrar o sacramento do matrimónio, e a oferecer a quantos o desejarem;

· garantir “um processo de catequese para adultos, destinado aos cristãos que têm necessidade de dar um fundamento à sua fé, realizando ou completando a iniciação cristã começada com o baptismo” (DGC, n.º 274);

· ajudar os pais e as famílias a desenvolver um projecto de catequese da primeira infância;

· contribuir, em colaboração com o Departamento da Formação, para garantir a especificidade da formação dos catequistas, e oferecer às paróquias processos formativos.


Bases estatutárias da Cúria do Patriarcado de Lisboa 





Mais informação em: http://www.catequese.net


Morada:

Patriarcado de Lisboa
Departamento da Catequese
Mosteiro de São Vicente de Fora,
Campo de Santa Clara,
1100-472 LISBOA
Tel:
218810533
Fax:
218810529
Email:
catequese@patriarcado-lisboa.pt


Siga-nos em:
  • Facebook
  • YouTube
  • Sapo
  • Twitter
  • Flickr
Patriarcado de Lisboa
© 2017 - Patriarcado de Lisboa, todos os direitos reservados Desenvolvido por  zoomsi.com