Youtube

EVANGELIZAÇÃO

Pastoral Juvenil

Imprimir

1. A pastoral juvenil é a acção da Igreja, e em particular dos pastores, dirigida aos cristãos em idade juvenil e aos jovens em geral. Tem como objectivo levar os jovens a encontrarem-se com Cristo na Igreja, para se tornarem cristãos adultos no mundo.

2. A concretização da pastoral juvenil na diocese de Lisboa é em primeiro lugar da responsabilidade do Patriarca de Lisboa, dos Bispos Auxiliares, dos Párocos e Vigários, como colaboradores do bispo diocesano, e de todos aqueles que exercem este ministério junto de realidades juvenis, como Movimentos, Associações Juvenis ou outras.

3. O Sector da Pastoral da Juventude inclui um Serviço da Juventude que é um instrumento de que o Patriarca de Lisboa dispõe para prosseguir a pastoral juvenil na Diocese, estimulando-a e constituindo-se como elemento congregador da diversidade.

Para tal, o serviço proporá linhas de acção comuns, de acordo com a mente do bispo, imprimindo uma maior perspectiva de unidade diocesana, respeitando, incentivando e apoiando a diversidade do que se faz a nível paroquial e vicarial; mas também organizando e propondo actividades de âmbito diocesano que possam visibilizar a comunhão da diocese ao nível juvenil, cuidando da formação dos animadores e responsáveis e disponibilizando subsídios necessários para a pastoral juvenil.

Dará uma especial atenção aos adolescentes que terminam o percurso da Catequese, propondo uma continuidade em “grupo de jovens”, facultando os materiais necessários, formando os animadores, tendo em conta a última fase da Catequese de Adolescência e a pastoral do Crisma, em parceria com o Sector da Catequese.

Terá em conta nas suas actividades os jovens que não crêem em Cristo e procurará incentivar os agentes locais (paroquiais e vicariais) para a sua evangelização.
Responderá, no âmbito da pastoral juvenil, às solicitações de participação e representação nacional e internacional, assumindo a organização de actividades em que a Diocese apareça como tal.

Além da necessária colaboração com todos os agentes pastorais, este serviço privilegiará o trabalho conjunto com os sectores da Catequese, da Pastoral Escolar, da Pastoral Universitária e da Pastoral Vocacional. Terá ainda especial atenção aos Movimentos e Associações juvenis, incluindo os que estão ligados a institutos religiosos.

Bases estatutárias da Cúria do Patriarcado de Lisboa
 

Contactos:
Igreja de Santa Joana Princesa,
R. dos Lagares D’El-Rei, 1
1700-268 Lisboa



Telf. (+351) 211 369 219
Tlm. (+351) 913 722 187
Email: juventude@patriarcado-lisboa.pt
Site: http://www.juventude.patriarcado-lisboa.pt



Siga-nos em:
  • Facebook
  • YouTube
  • Sapo
  • Twitter
  • Flickr
Patriarcado de Lisboa
© 2017 - Patriarcado de Lisboa, todos os direitos reservados Desenvolvido por  zoomsi.com