Youtube

PATRIARCADO

Centro Cultural do Patriarcado de Lisboa

Imprimir

No passado dia 22 de Janeiro de 2009, por Decreto do Senhor Cardeal-Patriarca de Lisboa, foi criado o Centro Cultural do Patriarcado de Lisboa que passa a ter o estatuto de Departamento da Cúria Diocesana.


Desde há muito tempo que esta é uma questão a que a Diocese procura estar atenta. Desde os tempos da Comissão de Arte Sacra até ao Departamento dos Bens Culturais, bem como o Sector dos Bens Culturais da Igreja inserido no Departamento da Comunicação e da Cultura, tem-se vindo a manifestar este interesse e preocupação em relação a um tema de tão grande importância pastoral.


É precisamente nesta perspectiva de acção pastoral que agora, com a remodelação dos serviços relativamente a esta área, se pretende continuar a dar resposta mas de um modo unificado. Com a criação do Centro Cultural, todas as acções relativas às várias áreas de acção neste mundo tão vasto do diálogo entre fé e cultura continuam a ser fomentadas mas num caminho comum.

Os vários serviços que integram o Centro Cultural do Patriarcado de Lisboa: Serviço de Património – investigação e promoção cultural, Serviço de Arquivo e Biblioteca, Serviço de Inventário e Apoio Técnico, Serviço de Museus e Exposições, Serviço de Eventos Culturais, pretendem ser uma resposta às variadíssimas necessidades que vão surgindo e, acima de tudo, uma proposta de trabalho pastoral. Dar a conhecer o património religioso da nossa Diocese, nas suas várias valências, é não só um modo extraordinário de o salvaguardar, proteger e conservar, mas também, um ponto de partida para uma acção pastoral que tenha em conta esta realidade, usando-a como modo de transmitir a verdade da fé e a Palavra de Cristo.


Pe António Pedro Boto de Oliveira
Director do Centro Cultural do Patriarcado de Lisboa




Siga-nos em:
  • Facebook
  • YouTube
  • Sapo
  • Twitter
  • Flickr
Patriarcado de Lisboa
© 2017 - Patriarcado de Lisboa, todos os direitos reservados Desenvolvido por  zoomsi.com