Youtube

300 ANOS

04 de Outubro de 2016

Síntese dos eventos comemorativos dos 300 anos do Patriarcado

Imprimir
Saiba aqui quais vão ser as comemorações inseridas no tricentenário da qualificação Patriarcal da Diocese de Lisboa


  • 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS DE ESTUDANTES CATÓLICOS DE LISBOA
15 outubro 2016, 16h00
Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa
O ‘NECTalks’, primeiro encontro dos Núcleos de Estudantes Católicos de Lisboa, terá como objetivo juntar todos os jovens universitários para responderem a uma pergunta: de que forma viver a fé na vida académica e, futuramente, profissional? Vários convidados, de diferentes áreas profissionais, irão através da sua experiência procurar responder à questão, lançando aos universitários desafios concretos para o momento presente. ‘Transformados em Cristo transformaremos o Mundo’ foi o tema escolhido pelos Núcleos Católicos de Lisboa para ser o seu lema e para lema do presente ano académico 2016-2017. 


  • CONGRESSO DAS ASSOCIAÇÕES DE PROFISSIONAIS CATÓLICOS
5 novembro 2016, das 9h30 às 19h00
Universidade Católica Portuguesa, Lisboa
Juntaram-se várias associações de profissionais católicos que partilham a mesma inquietação: «Que tipo de mundo queremos deixar a quem vai suceder-nos, às crianças que estão a crescer?» (Laudato Si, 160). Serão escutadas as perspetivas dos vários grupos profissionais, divididos em três painéis: ‘Vida’, ‘Trabalho’ e ‘Relação’, ou seja, as áreas onde são mais visíveis as marcas da passagem humana pela terra. Nestes temas está incluída a preocupação pelo sentido da vida, a preocupação pela cultura que foi herdada por todos e cujo seu legado será deixado, e a preocupação com a missão de contribuir para uma humanidade madura e completa, onde o possa ser evidente o rosto de Deus.Este é um encontro aberto aos membros das associações profissionais católicas e a todos os que se sintam interpeladas pelos temas abordados, e que tem como tema ‘Cuidar da casa comum’.


  • MUSICAL ‘PARTIMOS. VAMOS. SOMOS. O MUSICAL DOS 300 ANOS DO PATRIARCADO DE LISBOA’
18 a 20 novembro 2016, em horas a divulgar
Teatro Tivoli BBVA, Lisboa
A história da cidade e das figuras que, a partir de Lisboa, saíram para evangelizar e levar a Fé até aos confins do mundo serão representadas por jovens provenientes de toda a Diocese de Lisboa – uma novidade que pretende alargar a todos a oportunidade de participar neste evento comemorativo. O Teatro Tivoli BBVA será o palco deste musical, destinado a todos os que quiserem viver a “Alegria do Evangelho” e tornar real o “sonho missionário de chegar a todos”, que Lisboa sempre assumiu como seu. Um musical com encenação de Matilde Trocado (Wojtyla, Godspell, Eusébio e Calcutá) e texto do padre Hugo Gonçalves.

Visite a página do musical no facebook.


  • CONCERTO MUSICAL
25 novembro 2016
Teatro Nacional de São Carlos, lisboa
Informação a divulgar brevemente.


  • ASSEMBLEIA SINODAL – SÍNODO DIOCESANO 2016
30 novembro a 4 dezembro 2016
Casa Diocesana de Espiritualidade, Turcifal
A Assembleia Sinodal – última etapa do Sínodo Diocesano – vai reunir entre 30 novembro e 4 de dezembro de 2016 e procurar responder ao “que significa continuar hoje a missão” da Igreja de Lisboa. Durante a caminhada sinodal, que teve início em 2014, registou-se a contribuição de mais de 1.000 grupos e 20.000 pessoas. Após as contribuições foi elaborado o Documento de Trabalho que servirá agora de base aos 137 convocados, entre clero, religiosos e leigos, para a Assembleia Sinodal.
 Outras datas:
- 27 de novembro: Celebração de abertura do Sínodo Diocesano, às 16h00, na Sé
- 8 de dezembro: Celebração de encerramento do Sínodo Diocesano, às 15h30, na igreja do Mosteiro dos Jerónimos


  • LIVRO ‘BISPOS E ARCEBISPOS DE LISBOA’ E COLÓQUIO INTERNACIONAL
20 janeiro 2017
Locais e horas a definir
O livro ‘Bispos e Arcebispos de Lisboa’ trata-se de uma obra coletiva que reúne as biografias de todos os prelados lisbonenses, até à criação do Patriarcado de Lisboa no século XVIII. A publicação alia o rigor historiográfico ao cuidado na linguagem e no grafismo, em ordem a torná-la acessível ao grande público. A par da investigação histórica, o projeto concede particular relevo à componente iconográfica (da tumulária à sigilografia, da heráldica aos retratos), numa desejada complementaridade entre texto escrito e imagem. Esta publicação é promovida pelo Patriarcado de Lisboa e pelo Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa e o lançamento vai decorrer no dia 20 de janeiro, nas vésperas da comemoração litúrgica de São Vicente – padroeiro do Patriarcado, como culminar de um colóquio internacional dedicado ao tema, a realizar, durante esse dia, nas instalações da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. Após o lançamento, haverá ainda um concerto, desenvolvido a partir de diversas peças musicais da liturgia vicentina medieval.


  • EXPOSIÇÃO SOBRE OS TRÊS SÉCULOS DO PATRIARCADO
Data a anunciar  
Museu - Mosteiro de São Vicente de Fora, Lisboa
Por ocasião do III centenário da qualificação Patriarcal da Igreja de Lisboa, o núcleo museológico atual do Mosteiro de São Vicente de Fora, dedicado à Igreja Lisbonense e aos Patriarcas, será alvo de uma remodelação que recorre às novas linguagens gráficas e aos recursos tecnológicos. Distribuído pelas várias salas do Museu, a exposição dará a conhecer a pré-história do Patriarcado de Lisboa, os lugares do Patriarca ao longo da história, o perfil e a memória dos prelados lisbonenses, elementos referentes à liturgia patriarcal e um núcleo de arte sacra. Esta remodelação apresentará ainda um núcleo sobre a vida cristã no Patriarcado de Lisboa, com a evocação de alguns dos seus testemunhos de santidade. Ainda sem data de abertura, prevê-se que durante o tempo das comemorações esteja disponível para ser visitada por grupos das catequeses paroquiais, de escolas, diocesanos e turistas.


  • PUBLICAÇÃO DAS CARTAS PASTORAIS DOS PATRIARCAS DE LISBOA
Data e local a anunciar
Fruto do labor pastoral dos prelados lisbonenses, a obra apresenta a edição das cartas pastorais desde a qualificação patriarcal da diocese (1716). Agrupa 240 textos cronologicamente ordenados e organizados pelos produtores. Um capítulo final reúne ainda textos produzidos pelo cabido, vigários capitulares e patriarcas eleitos.Destinada aos agentes de pastoral, fiéis em geral e à comunidade académica, pretende ser um referencial na identificação das grandes problemáticas da história da igreja lisbonense nestes 300 anos. Possibilita uma leitura diacrónica das grandes temáticas ligadas à transmissão da fé e ao múnus pastoral do Bispo.


Siga-nos em:
  • Facebook
  • YouTube
  • Sapo
  • Twitter
  • Flickr
Patriarcado de Lisboa
© 2017 - Patriarcado de Lisboa, todos os direitos reservados Desenvolvido por  zoomsi.com