Youtube

SÍNODO DIOCESANO 2016

20 de Março de 2015

Perguntas & Respostas sobre o Sínodo Diocesano 2016

Imprimir


  • O que é um Sínodo?
A palavra “Sínodo” tem origem no grego “synodos” e significa: caminho feito em conjunto. Foi traduzida para o latim como “concilium”, que quer dizer: assembleia. O Sínodo Diocesano de Lisboa 2016 é, por isso, uma assembleia que reúne sacerdotes, leigos e consagrados desta Igreja local, escolhidos para auxiliar o Bispo Diocesano no exercício da sua função, para o bem de toda a comunidade cristã. É um caminho de reflexão, avaliação, renovação, planeamento e programação, feito em conjunto, com a participação de todos.

 
  • Porquê de um Sínodo em Lisboa?
A inspiração para a realização do Sínodo Diocesano em Lisboa nasce como acolhimento e resposta à Exortação Apostólica do Papa Francisco, ‘A Alegria do Evangelho’ – que, segundo D. Manuel Clemente, é um “programa de missão geral e evangelizadora” – e ocorre no contexto da celebração dos três séculos sobre a qualificação patriarcal de Lisboa. Neste sentido, o Bispo Diocesano a todos quer escutar e convidar a um “estado permanente de conversão e missão”.
 

  • O Sínodo de Lisboa e o Sínodo da Família são a mesma coisa?
Não. Apesar de a origem da palavra ser comum, o Sínodo Diocesano de Lisboa 2016, é convocado pelo Bispo Diocesano e reúne sacerdotes, leigos e consagrados desta Igreja local, escolhidos para auxiliar o Bispo Diocesano no exercício da sua função. 
O Sínodo dos Bispos sobre a Família foi convocado pelo Papa Francisco e destina-se a reunir, em Roma, alguns Bispos e leigos convidados para refletirem sobre os “Desafios pastorais da família no contexto da Evangelização”.


  • Qual a duração do Sínodo Diocesano 2016?
A caminhada de preparação para o Sínodo Diocesano 2016 decorre desde setembro de 2014  e está prevista terminar em novembro de 2016 – data em que se reune a Assembleia Sinodal, convocada pelo Bispo Diocesano. 


  • Quais os temas propostos?
O tema geral para a caminhada sinodal é “O sonho missionário de chegar a todos” (Papa Francisco, ‘A Alegria do Evangelho’, nº 31).
Em cada um dos cinco trimestres são abordados os capítulos da Exortação Apostólica, ‘A alegria do Evangelho’, do Papa Francisco: “A transformação missionária da Igreja” (setembro a dezembro de 2014); “Na crise do compromisso comunitário” (janeiro a março de 2015); “O anúncio do Evangelho” (abril a junho de 2015); “A dimensão social da evangelização” (setembro a dezembro de 2015); “Evangelizadores com Espírito” (janeiro a março de 2016).


  • Quem pode participar? Como?
Desde os jovens até aos mais idosos, todos são convidados a dar o seu contributo. De preferência em grupo, as paróquias, congregações religiosas, famílias, movimentos, associações, entre outros, estão convidados a refletirem sobre a Exortação Apostólica, ‘A alegria do Evangelho’, do Papa Francisco, e a proporem novas formas de “chegar a todos”. A Comissão Preparatória do Sínodo Diocesano disponibiliza, em cada um dos 5 trimestres, um Guião de Leitura que auxilia e orienta os grupos na sua reflexão.
 

  • Onde posso obter os Guiões de Leitura e outros materiais?
Todos os guiões de leitura estão disponíveis em formato digital (.pdf) e podem ser descarregados, gratuitamente, a partir do site oficial do Sínodo Diocesano 2016 (http://sinodo2016.patriarcado-lisboa.pt), na secção “Materiais”. A versão impressa do Guião de Leitura pode ser adquirido na Livraria Nova Terra, no Patriarcado de Lisboa, com um custo de 0,40€ (iva inc.) por exemplar. As paróquias, associações, movimentos, congregações e outros grupos podem encomendar os exemplares, através de um formulário, que é disponibilizado pelo Patriarcado de Lisboa.

 
  • Podem-se formar novos grupos para responder às perguntas do Guião de Leitura?
Sim. Se for conveniente podem surgir novos grupos, criados com o objetivo de refletirem sobre os temas propostos na caminhada sinodal. A criação ou não de um novo grupo deverá ter em conta a diversidade e a riqueza de partilhas que poderá advir da reflexão.
 

  • Preciso de responder a todas as perguntas do Guião de Leitura?
Não. O guião de leitura pretende ser um apoio para a reflexão sobre a Exortação Apostólica, ‘A alegria do Evangelho’, do Papa Francisco. Se for oportuno pode-se optar pela leitura da Exortação e pela adaptação das perguntas, de acordo com a realidade do grupo. Se preferir, pode enviar, através de formulário online ou email, o contributo num único texto que resuma as principais conclusões da reflexão.


  • Não pertenço a nenhum grupo. Como participar?
Se ainda não está inserido em nenhum grupo de reflexão, poderá entrar em contacto com as paróquias, movimentos e as associações que estão presentes no Patriarcado de Lisboa e pedir mais informações. Através do site do Patriarcado de Lisboa (www.patriarcado-lisboa.pt) pode encontrar os respetivos contactos.

 
  • Ainda vou a tempo de participar?
Sim. Em qualquer etapa da caminhada sinodal todos os cristãos que pretenderem podem fazer parte da reflexão.


  • Como posso enviar as respostas e contributos?
O envio das respostas e contributos deverá ser feito, preferencialmente, através do formulário online, a partir do site do Sínodo Diocesano 2016 (http://sinodo2016.patriarcado-lisboa.pt). Quem preferir, poderá enviar as respostas para o email sinodo2016@patriarcado-lisboa.pt.


  • Até quando posso enviar as respostas?
As respostas deverão ser enviadas até ao final do trimestre correspondente.


  • A participação pode ser individual?
Sim. No entanto, é aconselhável a reflexão em grupo. 


  • A participação é anónima?
Sim. Os dados demográficos solicitados serão usados exclusivamente para fins de análise estatística por parte da Comissão de Preparatória do Sínodo Diocesano 2016.


  • Como serão usadas as respostas?
As respostas enviadas serão trabalhadas pela Comissão Preparatória do Sínodo Diocesano 2016 com vista à formulação de um documento de trabalho – “Instrumentum Laboris” – que será a base de trabalho da assembleia sinodal que se vai realizar no final de 2016.


  • Como posso divulgar o Sínodo Diocesano?
O testemunho é a principal forma de divulgação do Sínodo Diocesano 2016.  Contudo, no site http://sinodo2016.patriarcado-lisboa.pt, na secção “Materiais” e na Livraria Nova Terra, no Patriarcado de Lisboa, pode encontrar alguns materiais de divulgação do Sínodo Diocesano 2016, dos quais se destacam as faixas de promoção, os cartazes e o pin. 
 

  • Estão previstos alguns encontros “gerais” sobre o Sínodo Diocesano 2016?
De âmbito paroquial e vicarial, estão previstos alguns encontros que se destinam a apoiar e a incentivar a caminhada sinodal junto das comunidades. De âmbito diocesano, prevê-se a realização trimestral de um Simpósio e algumas conferências que abordarão cada um dos temas sugeridos para cada trimestre de preparação. 
 

  • Onde posso acompanhar as noticias sobre o Sínodo?
A divulgação das informações sobre o Sínodo Diocesano 2016 será feita a partir do site oficial do Sínodo Diocesano 2016 (http://sinodo2016.patriarcado-lisboa.pt), da página do Facebook do Patriarcado de Lisboa (www.facebook.com/patriarcadolisboa) e do jornal diocesano Voz da Verdade (www.vozdaverdade.org). 


Siga-nos em:
  • Facebook
  • YouTube
  • Sapo
  • Twitter
  • Flickr
Patriarcado de Lisboa
© 2017 - Patriarcado de Lisboa, todos os direitos reservados Desenvolvido por  zoomsi.com