Início
Mensagem do Bispo do Porto por ocasião da nomeação de D. Américo Aguiar
01 de Março de 2019
Mensagem do Bispo do Porto por ocasião da nomeação de D. Américo Aguiar
O Papa Francisco acaba de escolher o Cónego Américo Manuel Alves Aguiar, sacerdote desta nossa Diocese do Porto, para auxiliar, no ministério episcopal, Sua Eminência o Patriarca de Lisboa. Agradecemos ao Santo Padre este reconhecimento implícito das qualidades do nosso presbitério diocesano, felicitamos quem o vai receber e apresentamos os mais sinceros parabéns ao eleito, pois “foi julgado digno”.

O Cón. Américo Aguiar leva consigo uma vasta experiência, adquirida nos mais diversos sectores pastorais: desde a paroquialidade ao trabalho nos serviços centrais da Diocese, da Vigararia Geral à administração da Rádio Renascença. Mas foi, sobretudo, na Irmandade dos Clérigos que deixou marca indelével: na responsabilidade do restauro da igreja e da torre, no dinamismo cultural que lhe incutiu e na projeção turística além-fronteiras, fazendo desta o verdadeiro «ex-libris» da cidade e da região.

Ao longo dos seus dezoito anos de Presbítero, serviu zelosamente vários Bispos do Porto, desempenhou diversas funções, estabeleceu profícuas relações com as autoridades e com a sociedade civil e não descuidou a sua formação intelectual e contínua.
Homem sereno e desprendido, dotado de uma forte capacidade de diálogo, de notória bonomia e não menos reconhecida ironia, o agora bispo eleito adquiriu, por mérito próprio, muitos amigos que profundamente o respeitam e o estimam. Soube constituir-se, pois, como um verdadeiro sacerdote generoso, simpático e afável, tal como o Papa Francisco propõe e estes nossos tempos reclamam.
Desejamos muitas felicidades e muitas alegrias ao novo bispo: o Espírito do Senhor o conduza pelas vias de um efetivo serviço, simples e humilde, à Igreja e à sociedade. E que Nossa Senhora da Vandoma o sustente sempre no seu regaço maternal.

Porto, 1 de março de 2019

+ Manuel Linda
Bispo do Porto

ORGANOGRAMA DA CÚRIA
© 2020 - Patriarcado de Lisboa. Todos os direitos reservados.