Youtube

DOCUMENTOS

07 de Julho de 2011

Decreto de criação da Reitoria de S. Vicente de Fora

Imprimir

DOM JOSÉ IV, CARDEAL-PRESBÍTERO DA SANTA IGREJA ROMANA, DO TÍTULO DE SANTO ANTÓNIO DOS PORTUGUESES NO CAMPO DE MARTE, POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA, PATRIARCA DE LISBOA,



Aos que este Decreto virem, saúde e bênção.


Desde Novembro de 1998, instalou-se no Mosteiro de São Vicente de Fora a Cúria Patriarcal. Para acentuar a sua dimensão pastoral e cultural, e intensificar a sua acção na dinamização da pastoral da Diocese, demos-lhe novas Bases Estatutárias, primeiro em 2000 e depois em 22 de Janeiro de 2007.


Em ordem à mesma dinamização e coordenação pastoral promovemos o Congresso da Nova Evangelização e publicámos várias Cartas Pastorais, a última das quais – “Nova Evangelização” um Desafio Pastoral – acentuava a dimensão pastoral da vida espiritual.


Parece-nos, pois, oportuno que, ligada à nossa Cúria, se acentue a vida litúrgica, lugar maior da comunhão com Deus, fonte de toda a vida espiritual, sobretudo no sacramento da Eucaristia e da Penitência e também na pregação.

Assim, tendo transferido os serviços da Paróquia de São Vicente, São Tomé e Salvador da Igreja do Mosteiro de São Vicente de Fora para a Igreja do Convento de Nossa Senhora da Graça,


HAVEMOS POR BEM CONCEDER À IGREJA DO MOSTEIRO DE SÃO VICENTE DE FORA, sede da nossa Cúria Patriarcal, salvaguardando os direitos e obrigações desta Igreja para com a Fábrica da Igreja Paroquial de São Vicente de Fora, São Tomé e Salvador, O ESTATUTO DE REITORIA, segundo as normas do Direito, e nomear, enquanto isso for oportuno, um Reitor de entre os sacerdotes que exercem o seu múnus na Cúria Patriarcal.


A teor do cân. 560, para proveito dos fiéis, com prévio consentimento ou, se for o caso, delegação do Pároco, pode o Reitor, realizar todas as funções paroquiais, mesmo as descritas no cân. 530, nº1-6.


Lisboa, 7 de Julho de 2011


† JOSÉ, Cardeal-Patriarca

L+S


Cón. Doutor Manuel Alves Lourenço

Chanceler 


Siga-nos em:
  • Facebook
  • YouTube
  • Sapo
  • Twitter
  • Flickr
Patriarcado de Lisboa
© 2018 - Patriarcado de Lisboa, todos os direitos reservados Desenvolvido por  zoomsi.com