Youtube

NOTÍCIAS

13 de Abril de 2018

Mensagem do Cardeal-Patriarca para a Festa da Família

Imprimir

Caros amigos,

Será no Domingo 27 de maio que nos voltaremos a encontrar na Festa da Família, Jornada de encontro e celebração para as famílias da Diocese, com especial referência aos que celebram Bodas Matrimoniais (de prata, de ouro e outras).
É com todo o gosto que me associo e lá vos verei então, este ano em Torres Vedras. A exortação Amoris Laetitia, do nosso Papa Francisco, relembra que cada comunidade cristã há de ser uma “família de famílias”. É um grande desígnio para o Patriarcado de Lisboa como um todo, tornar-se numa grande família.
É muito mais do que um lema bonito. É um desafio grande e urgente, desenvolvermos laços de amizade e reforçarmos vizinhanças, sobretudo agora, quando tantas deslocações e dispersões dificultam a união familiar e os laços de proximidade. As comunidades cristãs hão de ser cada vez mais, em si mesmas e na sociedade em geral, fatores ativos e criativos da necessária familiaridade social.

A nossa Festa tem este ano como tema “A Família: da escuta da Palavra à transmissão da Fé”. Inscreve-se na receção da Constituição Sinodal de Lisboa, nº 38: «Fazer da palavra de Deus o lugar onde nasce a fé» - o que tem concretização especial em cada família cristã e na família que formamos todos na Igreja de Cristo. Quem acolhe e pratica a Palavra entra na família alargada que Jesus criou no mundo. Assim o diz, no Evangelho: «Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática» (Lc 8, 21).

Uma família que acolhe e partilha a Palavra, garante-se em Deus e torna-se Igreja doméstica, transmitindo a fé e testemunhando o Evangelho. Com as outras famílias cristãs torna-se família de todos para todos.
É este o programa das famílias cristãs. É este o motivo da Festa da Família que vamos celebrar. Lá vos espero a todos!


+ Manuel, Cardeal-Patriarca  



Siga-nos em:
  • Facebook
  • YouTube
  • Sapo
  • Twitter
  • Flickr
Patriarcado de Lisboa
© 2018 - Patriarcado de Lisboa, todos os direitos reservados Desenvolvido por  zoomsi.com