Youtube

DOCUMENTOS

16 de Julho de 2017

Nomeações para o ano pastoral 2017/2018

Imprimir

DOM MANUEL III, CARDEAL-PRESBÍTERO DA SANTA IGREJA ROMANA, DO TÍTULO DE SANTO ANTÓNIO DOS PORTUGUESES NO CAMPO DE MARTE, POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA, PATRIARCA DE LISBOA.

 

Aos que este Decreto virem, saúde e bênção

 

A Igreja é chamada a levar a todos os homens a verdade e a graça de Cristo, por meio da condizente acção apostólica de todos os seus filhos (Apostolorum successores, 62). Evangelizar constitui, de facto, a graça e a vocação própria da Igreja, a sua mais profunda identidade. Ela existe para evangelizar (Evangelii Nuntiandi, 14) e, nos nossos dias, o anúncio explícito do Evangelho constitui a prioridade absoluta da Igreja (Constituição Sinodal de Lisboa, 36). 

Em virtude do seu mandato apostólico, compete ao Bispo despertar, guiar e coordenar a obra evangelizadora da comunidade diocesana (Apostolorum successores, 62). Para a realização desta grande obra todos os presbíteros, quer diocesanos quer religiosos, são constituídos cooperadores providentes da ordem episcopal (Christus Dominus, 28; cf. Evangelii Nuntiandi, 68) exercendo de modo especial essa colaboração mediante a missão canónica que o Bispo lhes confia.

Assim, para que o Evangelho cresça e frutifique (Cl. 1,6), nomeamos: 

 

 

PÁROCOS

 

* P. António Manuel dos Santos Faustino, Pároco de São Sebastião da Pedreira, na cidade de Lisboa.

 

* P. Carlos Manuel Martins Marques, Pároco de São Sebastião da Serra d’El Rei, acumulando com o anterior ofício.

 

* Cón. Daniel Batalha Henriques, Pároco de Nossa Senhora da Oliveira de Matacães, acumulando com os anteriores ofícios.

 

* P. Hugo Emanuel Assunção Gonçalves, Pároco dos Reis Magos do Campo Grande, sendo dispensado do anterior ofício. 

 

* P. Ismael Pereira Teixeira, O. Carm., Pároco de São Mamede, na cidade de Lisboa, acumulando com os anteriores ofícios e observado o estabelecido no cân. 682 §1.

 

* P. José Osmar Rosa, RCI, Pároco de Nossa Senhora da Assunção de Cheleiros, observado o estabelecido no cân. 682 § 1.

 

* P. Paolo Lagatta, Pároco de Nossa Senhora das Areias da Pederneira e de Nossa Senhora da Vitória de Famalicão, sendo dispensado dos anteriores ofícios. 

 

* P. Paulo Manuel Jorge Gerardo, Pároco de Santo Isidoro e de Nossa Senhora da Oliveira do Sobral da Abelheira, sendo dispensado dos anteriores ofícios.

 

* P. Ricardo Filipe Oliveira Figueiredo, Pároco de Santa Maria Madalena de A-dos-Negros, de Nossa Senhora de Aboboriz da Amoreira, de Nossa Senhora da Ajuda das Gaeiras, de Santa Maria de Óbidos, de São Pedro de Óbidos, do Sagrado Coração de Maria de Olho Marinho, de São Sebastião do Sobral da Lagoa e de Nossa Senhora da Piedade do Vau, sendo dispensado dos anteriores ofícios.

 

* P. Ricardo José da Silva Jacinto, Pároco de Nossa Senhora da Purificação de Alguber, de Nossa Senhora da Conceição de Figueiros e do Divino Espírito Santo do Painho, acumulando com os anteriores ofícios.

 

 

 

 

VIGÁRIOS PAROQUIAIS

 

* P. Cristiano Ludovici, Vigário Paroquial de São Pedro de Alverca do Ribatejo, de São Marcos do Calhandriz e do Divino Espírito Santo do Sobralinho, em substituição do P. Rafaelle Cossa, dispensado do ofício; e observado o estabelecido no cân. 682 § 1.

 

* P. George Sebastian Paikada (Palai), Vigário Paroquial de Nossa Senhora da Oliveira de Matacães, acumulando com os anteriores ofícios.

 

* P. Hugo Miguel Teixeira Morais Duarte dos Santos, Vigário Paroquial de São Nicolau e São Julião e de Santa Maria Madalena, cidade de Lisboa, sendo dispensado do ofício de Capelão da Universidade Católica Portuguesa. 

 

* P. Lúcio Lopes dos Santos, Vigário Paroquial de Nossa Senhora da Purificação de Alguber, de Nossa Senhora da Conceição do Cadaval, de São Vicente do Cercal, de Nossa Senhora da Conceição de Figueiros, de São Tomé de Lamas, do Divino Espírito Santo do Painho, de São Sebastião do Peral e de São Simão da Vermelha.

* P. Manuel André José Charumbo, Vigário Paroquial de Santo António de Campelos, de Nossa Senhora da Saúde e São Sebastião da Marteleira, de Santa Bárbara da Marquiteira e de Nossa Senhora da Anunciação da Lourinhã, sendo dispensado dos anteriores ofícios. 

 

* P. Marco Leotta, Vigário Paroquial de Santa Maria Madalena de A-dos-Negros, de Nossa Senhora de Aboboriz da Amoreira, de Nossa Senhora da Ajuda das Gaeiras, de Santa Maria de Óbidos, de São Pedro de Óbidos, do Sagrado Coração de Maria de Olho Marinho, de São Sebastião do Sobral da Lagoa e de Nossa Senhora da Piedade do Vau.

 

* P. Miguel Maria Sousa Rêgo de Cabedo e Vasconcelos, Vigário Paroquial de Cristo-Rei de Algés e do Senhor dos Aflitos da Cruz Quebrada-Dafundo.

 

* P. Pedro Miguel Roquete Tavares, Vigário Paroquial do Santíssimo Salvador do Bombarral, de Nossa Senhora da Purificação da Roliça e do Sagrado Coração de Jesus de Vale Covo.

 

* P. Salvatore Forte, Vigário Paroquial de Nossa Senhora das Areias da Pederneira e de Nossa Senhora da Vitória de Famalicão, sendo dispensado dos anteriores ofícios.

 

 

 

SEMINÁRIOS DIOCESANOS

 

* P. Rui Sérgio Gomes de Jesus, Diretor do Seminário de São José de Caparide – Tempo Propedêutico, deixando o ofício de Vice-Reitor do Seminário de Nossa Senhora da Graça de Penafirme.

 

* P. Rodrigo Luís Santos Alves, Prefeito do Seminário da Graça de Nossa Senhora de Penafirme, deixando os anteriores ofícios.

 

* P. Bernardo Freire de Andrade Trocado, Prefeito do Seminário Maior de Cristo-Rei (Olivais), deixando os anteriores ofícios.

 

 

 

CAPELANIA UNIVERSITÁRIA

 

* P. Miguel Maria Sousa Rêgo de Cabedo e Vasconcelos, Capelão da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.

 

 

 

DIÁCONOS PERMANENTES

 

* Diác. António da Luz Rebelo, Paróquia de Nossa Senhora da Encarnação da Benedita.

 

* Diác. Emanuel Antunes de Jesus de Sousa, Paróquia de São José de Algueirão-Mem Martins - Mercês.

 

* Diác. João Augusto Aparício Duarte Jerónimo, Paróquia de Nossa Senhora da Misericórdia de Belas, deixando o anterior ofício.

 

* Diác. Jorge Augusto Cabanelas de Campos, Paróquia de Nossa Senhora da Lapa, de Santos Veríssimo, Máxima e Júlia de Santos-o-Velho e de São Francisco de Paula, na cidade de Lisboa, deixando os anteriores ofícios.

 

* Diác. Rui Melchior Macedo Silva, Paróquia do Senhor Jesus dos Navegantes de Paço de Arcos.

 

* Diác. Vasco Torre do Valle d’Avillez, Paróquia de São Pedro de Penaferrim de Sintra, de São Martinho de Sintra e de Santa Maria e São Miguel de Sintra.

 

 

 

Dispensamos do Ofício de:

 

* Administrador Paroquial dos Reis Magos do Campo Grande, Mons. Vítor Francisco Xavier Feytor Pinto.

* Pároco de São Mamede, em Lisboa, P. José Reis Assunção.

* Pároco de São Sebastião da Pedreira, P. José António Duarte Cordeiro.

* Pároco de Nossa Senhora da Oliveira de Matacães, P. José Miguel Lourenço Ramos.

* Pároco de Nossa Senhora das Areias da Pederneira e de Nossa Senhora da Vitória de Famalicão, P. Moisés Herves Jiménez.

* Pároco de Nossa Senhora da Assunção de Cheleiros, P. Manuel Custódio Langane.

* Pároco “in solidum” de Nossa Senhora da Encarnação e São Domingos, de Santo Isidoro e de Nossa Senhora da Oliveira do Sobral da Abelheira, P. Carlos Alexandre Alves Pinto.

 

 

Lisboa, na Cúria Patriarcal, aos 16 de Julho de 2017, no XV Domingo do Tempo Comum.

 

 

† MANUEL, Cardeal-Patriarca

 

                                                                                                                      

L+S

 

 

Cón. Jorge Manuel Tomaz Dias

Chanceler


Siga-nos em:
  • Facebook
  • YouTube
  • Sapo
  • Twitter
  • Flickr
Patriarcado de Lisboa
© 2017 - Patriarcado de Lisboa, todos os direitos reservados Desenvolvido por  zoomsi.com