Youtube

SÍNODO DIOCESANO 2016

02 de Dezembro de 2016

“Que a Igreja de Lisboa seja mesmo uma Igreja em saída”

Imprimir
Fátima Nunes diz que “estão a ser muito interessantes” os trabalhos do Sínodo Diocesano. “Esta Assembleia Sinodal é uma ideia muito importante para a nossa diocese. 

É um trabalho necessário perceber que a Igreja de Lisboa tem características muito próprias, muito específicas, em que por vezes há divergência de conceitos de Igreja – ou pelo menos como a Igreja deve viver a Palavra de Deus e a mensagem de Jesus Cristo – em situações muito concretas. Há um apelo muito grande à comunhão, para irmos todos a caminhar na mesma direção”, aponta.
Esta leiga, que participa na Assembleia Sinodal por escolha direta do Cardeal-Patriarca, diz esperar que “este novo caminho do Sínodo abra a perspetiva de novidade e de desafio” para que os cristãos “caminhem nesta comunhão de Igreja, em que Jesus Cristo é o mesmo e é a cabeça”. “Não viver a fé de uma forma egoísta, no meu cantinho… É muito importante a comunhão”, garante.
Fátima apela ainda a uma Igreja diocesana que evangelize. “Que o sonho do Papa, de chegar a todos, seja nosso também. Que a Igreja de Lisboa seja mesmo uma Igreja em saída. Não temos de ficar na nossa capelinha, na nossa caixinha, na nossa paróquia, na nossa comunidade. Há que ir ter com os outros que estão ávidos e ansiosos por alguém que lhes fale de Jesus Cristo. Temos um caminho a fazer, que tem de ser feito em conjunto”, alerta ainda Fátima Nunes, assegurando que “a Assembleia Sinodal está atenta a esses sinais dos tempos”.
Sobre estes dias de Sínodo Diocesano de Lisboa no Centro Diocesano de Espiritualidade, no Turcifal, esta participante pede que “o Espírito Santo continue a iluminar” os trabalhos. “Temos vivido momentos de comoção. Tomando consciência de que foram alguns séculos sem esta realidade, primeiro sentir a minha indignidade – ‘porquê eu?’ –, mas como alguém me dizia: ‘Deus não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos’. Nos momentos de oração tenho procurado aceitar esta escolha, mas não deixa de ser um orgulho poder estar a participar como membro na Assembleia Sinodal, que é um grande acontecimento da diocese”, refere Fátima Nunes.


Siga-nos em:
  • Facebook
  • YouTube
  • Sapo
  • Twitter
  • Flickr
Patriarcado de Lisboa
© 2017 - Patriarcado de Lisboa, todos os direitos reservados Desenvolvido por  zoomsi.com