Início
Comunicado da Pastoral da Família sobre o Questionário de preparação para o Sínodo
13 de Dezembro de 2013
Comunicado da Pastoral da Família sobre o Questionário de preparação para o Sínodo

No Patriarcado de Lisboa terminou no passado dia 8 de Dezembro de 2013 o prazo para resposta ao questionário preparatório da III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, que terá lugar no Vaticano de 5 a 19 de Outubro de 2014, sobre o tema: «Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização». A Pastoral Familiar do Patriarcado de Lisboa agradece a todos aqueles que participaram nesta consulta.


Durante as três semanas em que o questionário esteve disponível, obtivemos 13.912 respostas, algumas de caráter individual, outras manifestamente resultantes da reflexão de grupos, movimentos ou comunidades paroquiais. De todos os participantes a maioria são leigos (93,97%), sendo que 2,16% são sacerdotes e 3,87% consagrados. Relativamente à distribuição etária dos participantes obtivemos respostas de pessoas entre os 8 e os 92 anos, sendo que 64% têm entre 30 e 59 anos e 17% têm mais de 60 anos. Observou-se ainda uma participação ligeiramente maior por parte do sexo feminino (56,04%). Apesar de ser um questionário disponibilizado pela Pastoral Familiar do Patriarcado de Lisboa, houve 3.494 pessoas a responder ao questionário provenientes de outras dioceses.


Iremos agora proceder à análise de todos os contributos recebidos, quer através do Questionário disponibilizado online, quer através de resposta directa ao Documento Preparatório. Pretendemos elaborar uma síntese das respostas por nós recebidas. Até ao final de Dezembro de 2013 esta síntese será enviada para a Conferência Episcopal Portuguesa juntamente com todas as respostas individuais ao questionário e as reflexões das comunidades, permitindo a sua inclusão no contributo nacional que será entregue à Secretaria do Sínodo até ao final de Janeiro de 2014. O anonimato dos respondentes é garantido em todo o processo.

Apesar de estar concluída no Patriarcado de Lisboa a recolha de respostas para o trabalho preparatório da III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, consideramos que o Documento Preparatório constitui uma importante ferramenta de trabalho para a pastoral familiar. Convidamos à utilização deste documento nas paróquias, obras e movimentos para reflexão sobre as suas realidades e desafios específicos, de modo a dinamizar uma pastoral fecunda.

ORGANOGRAMA DA CÚRIA
© 2020 - Patriarcado de Lisboa. Todos os direitos reservados.