Início
Apresentação do Programa 'Acreditar com o Concílio
VÍDEO
20 de Novembro de 2012
Apresentação do Programa 'Acreditar com o Concílio
Para celebrar o quinquagésimo aniversário da Abertura do Concílio Ecuménico Vaticano II, o Papa Bento XVI proclamou um Ano da Fé.

É uma maneira de relacionar o Concílio com a fé da Igreja, sugerindo que o Concílio ou se recebe com fé, ou acaba por perder o impacto da sua actualidade. O Concílio foi um grande momento de fé; tem de continuar a sê-lo. O que o Santo Padre nos propõe é que voltemos a acolher o Magistério do Concílio com fé e que celebremos o Ano da Fé revisitando o Concílio.


Na nossa Diocese, entre as diversas iniciativas pastorais que ajudem os cristãos e as comunidades a aprofundarem a sua fé revisitando o Concílio, conta-se esta que intitulámos “Acreditar com o Concílio”. É uma selecção de textos, escolhidos com a intenção de apresentar a fé da Igreja através do Magistério Conciliar: o seu mistério, a sua fisionomia histórica como Povo de Deus, a sua actualidade crente, escutando sempre de novo a Palavra de Deus, a sua maneira de celebrar a fé, o desafio da santidade, a sua missão de enviada ao mundo, iluminando a realidade humana com a luz de Cristo que se reflecte no rosto da Igreja.


Os meios usados são informáticos. Cada texto terá um duplo comentário: escrito, comunicado no “site” do Patriarcado; de viva voz, feito por mim e pelo Senhor D. Nuno Brás.


Estes meios ajudarão as pessoas, os grupos e as comunidades a encontrarem ritmos e iniciativas de aprofundar este Magistério Conciliar, conhecendo melhor o Concílio, acreditando com o Concílio.




† JOSÉ, Cardeal-Patriarca


ORGANOGRAMA DA CÚRIA
© 2020 - Patriarcado de Lisboa. Todos os direitos reservados.